Mértola: Câmara Municipal empenhada no desassoreamento do Rio Guadiana.
O concurso do processo de desassoreamento do rio Guadiana, no troço entre Alcoutim e o Pomarão, será efetuado até ao final de 2018, um investimento de 870 mil euros.
Segundo o Jornal “Baixo Guadiana”, o concurso para a obra mais cara anunciada pela ministra do mar diz respeito à navegabilidade desde Alcoutim ao Pomarão. Sem data fechada para já para o lançamento do concurso, Ana Paula Vitorino assegurou que o mesmo terá lugar “até ao final de 2018”, num investimento de 870 mil euros.
Recorde-se que no final do ano de 2017 no âmbito do projeto «Guadiana: Património Natural Navegável», a Marinha, através do Instituto Hidrográfico com uma brigada hidrográfica, realizou um levantamento topo-hidrográfico no Rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão.
Este projeto teve, precisamente, como objetivo a reabilitação da navegabilidade do Rio Guadiana no troço internacional, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos, a fim de aumentar a segurança da navegação, o que proporciona o desenvolvimento das atividades recreativas e turísticas.