Mértola: GNR deteve indivÃduo, apreende armas, cartas de caçador e aves abatidas ilegalmente.
No âmbito da Operação Artémis 2015, o Destacamento Territorial de Almodôvar realizou no concelhgo de Mértola, uma operação de fiscalização à atividade de caça e matérias relacionadas. Da operação resultou a detenção de um indivÃduo, pelo crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas apreendeu duas espingardas de caça e duas cartas de caçador.
A operação foi o culminar de várias diligências realizadas pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Almodôvar do Comando Territorial de Beja, que durante todo o ano encetou várias pesquisas de informações, ações de reconhecimento e fiscalização por toda a sua Zona de Ação.
Esta Operação decorreu ontem, entre as 06H00 e 12H00, na zona de ação do Destacamento de Almodôvar, no concelho de Mértola, tendo resultado na detenção de um indivÃduo, pelo crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas (caçar espécies não cinegéticas, nomeadamente a rola turca), apreensão de uma rola turca, duas (duas) espingardas de caça e duas cartas de caçador. Foram ainda apreendidos um pombo Bravo, uma rola comum devido à proibição do exercÃcio de caça a menos de 100m de local artificial de alimentação.
O NPA do Destacamento Territorial de Almodôvar elaborou ainda 1 auto de notÃcia pelo crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas (caçar por métodos ou meios não permitidos) e apreendeu cinco laços utilizados para a caça maior. Foram ainda elaborados cinco autos de contraordenação no âmbito da legislação que regula a atividade de caça.
Os animais apreendidos foram entregues na Santa Casa da Misericórdia de Mértola, após exame da Senhora Veterinária Municipal do concelho de Mértola.
Teixeira Correia
(jornalista)