Mértola: Ler (com prazer) faz crescer, um passaporte para a leitura.


A Biblioteca Municipal de Mértola iniciou a ação Ler (com prazer) faz crescer e criou um Passaporte da leitura, com o objetivo de promover a leitura, como ocupação saudável dos tempos livres, e dar a conhecer os muitos e variados livros que disponibiliza para empréstimo.

Mértola_800x800Mensalmente, a biblioteca organiza várias sessões de animação e incentivo à leitura, com atividades variadas, depois do horário escolar e em articulação com as famílias. Para esse efeito, passou a ocupar, também, um dos espaços disponíveis no Mercado Municipal.

Destas atividades faz parte a aventura da descoberta. Para que o gosto desperte é necessário o contacto com muitos e variados livros; que apresentem temas, histórias, ilustrações e estilos tão diversificados, que permita a cada um encontrar aquilo que verdadeiramente lhe interessa e dá prazer.

Para que cada um possa guardar o seu percurso de leitor, a Biblioteca criou um Passaporte, no qual irão ser registadas todas as aventuras literárias dos pequenos leitores. No final de cada mês será identificado e simbolicamente premiado o melhor/maior leitor do mês.

A leitura é um pilar determinante do desenvolvimento pessoal. A compreensão do mundo e de si próprio, bem como a aquisição da informação em todas as áreas do conhecimento, requerem um bom domínio desta competência.

É, por isso, muito importante que as crianças adquiram a prática e o gosto da leitura desde os primeiros anos de escolaridade. Porque o domínio da leitura exige a prática constante e apenas se chega a essa prática quando esta se faz por gosto e com prazer.


Share This Post On
468x60.jpg