Visando o regresso às aulas em segurança, a Câmara Municipal em parceria com o Centro ABC (Algarve Biomedical Center) implementa o Plano Estratégico na área da educação.
De modo a preparar o regresso às aulas de forma segura, e considerando que é de extrema importância minimizar os riscos de contágio da Covid –19, a Câmara Municipal de Mértola em parceria com o Centro ABC (Algarve Biomedical Center), implementa o Plano de Adaptação à Covid-19, na área da educação, com um orçamento de cerca de 33 500€, financiado pela Câmara Municipal de Mértola.
Esta estratégia pretende definir e implementar as medidas que visam contribuir para a existência de um ambiente educativo com a máxima segurança em termos de saúde pública, maximizando as possibilidades existentes nos espaços fÃsicos e adotando medidas que minimizem a possibilidade de transmissão do vÃrus SARS COV2.
Foram realizados testes de diagnóstico, no passado dia 15, aos docentes do Agrupamento de Escolas de Mértola, técnicos/as especializados/as, auxiliares de ação educativa, assistentes técnicos e operacionais e motoristas responsáveis pelos transportes escolares da Câmara Municipal, da Escola Profissional Alsud, da Creche Infantil e Oficina da Criança da SCMM.
Em consonância com as indicações emanadas da Direção-Geral de Saúde, e através da atribuição de dois padrinhos (médicos do Centro ABC), haverá um acompanhamento in loco de modo a garantir que a adaptação por parte das entidades locais que integram o Plano, seja feita com a maior confiança no processo, certificando-se que as regras estão a ser cumpridas. Este acompanhamento será ao longo de todo o ano letivo, ajustando-se sempre que necessário.
Será entregue, a todos os docentes, funcionários e encarregados de educação, o número de uma linha telefónica de apoio à comunidade escolar, gerida por médicos do ABC, onde pelo menos uma médica pediatra do ABC irá estar disponÃvel no perÃodo diurno, para auxiliar a comunidade escolar perante casos suspeitos, positivos ou dúvidas de conduta/atuação.