Mértola: Pão destaca-se e vence ouro e prata em concurso nacional.


Duas padarias do concelho de Mértola foram premiadas no 6º Concurso Nacional de Pães, Broas e Empadas Tradicionais Portugueses, na Categoria Pão de trigo alentejano, promovido pela Associação Qualifica e que se realizou no CNEMA, em Santarém.

A empresa Costa, Esperança, Dias e João, Lda, sediada em São Pedro de Sólis, venceu a medalha de ouro e a empresa Seara de Pão de São Miguel, em S. Miguel do Pinheiro, a medalha de prata.

O pão alentejano é caracterizado por uma côdea rija e miolo compacto, de cor branca, que se mantém bom para consumo, isto é, com miolo firme e sem desenvolvimento de bolores, durante vários dias.

No Baixo Alentejo, e em particular no concelho de Mértola o pão sempre desempenhou um papel fundamental, não só na alimentação das populações, como também, como atividade ligada à cultura do trigo e posterior transformação no produto final.

De referir que a importância desta atividade ao longo do tempo é ainda hoje visível através dos variadíssimos moinhos seja de vento, seja de água existentes no concelho, alguns deles a funcionar como ponto de atração turística nas aldeias do concelho de Mértola, como é o caso do Moinho de S. Miguel.

Os antigos fornos e as eiras, sejam eles comunitários ou privados, existentes em quase todas as povoações do concelho, são também o espelho da importância desta atividade para as comunidades locais. Com a evolução da sociedade, passamos a ter o surgimento de pequenas unidades de produção do pão que passam a fornecer esse alimento indispensável na alimentação alentejana às comunidades locais, de porta a porta e nalguns casos, mais tarde, ao Algarve e à Grande Lisboa.

Atualmente, estão em atividade 13 padarias no concelho. Apesar da descaracterização a que o pão de trigo tem sido sujeito devido à intensificação agroindustrial derivada da necessidade de fornecer grandes quantidades de pão às zonas urbanas a preços acessíveis e concorrenciais, o fabrico de pão alentejano de Mértola tem mantido a sua genuinidade e especificidade.

Contrariamente à maior parte dos pães fabricados de forma industrial o pão alentejano fabricado em Mértola é caracterizando por fermentações prolongadas, realizadas por fermentos naturais resultantes de pedaços de massa do dia anterior e por cozeduras prolongadas e lentas, em fornos de lenha.

Fazendo jus à tradição do pão e outros produtos da região, a Câmara Municipal de Mértola promove, de 28 a 30 de abril de 2017 ,mais uma edição, a 19ª da Feira do Mel, Queijo e Pão, um certame que dá a conhecer a excelência dos produtos tradicionais do concelho.

Mais informações sobre o pão de São Pedro de Sólis e de São Miguel do Pinheiro, disponíveis em:

https://www.facebook.com/paospedrosolis/  e https://www.facebook.com/Searadepao/


Share This Post On
468x60.jpg