Mértola: Para informar os munícipes, autarquia cria “Apadrinha-me”.
A Câmara Municipal de Mértola tem uma nova componente do projeto “Não saia de casa…Nós vamos até si!” que se chama “Apadrinha-me”.
Este tem como objetivo principal ajudar a informar os munícipes que, por várias razões, não conseguem aceder à informação disponibilizada nos distintos canais digitais utilizados pelos serviços públicos e à informação municipal divulgada nas redes sociais sobre o projeto de apoio psicossocial aos munícipes mais vulneráveis ao COVID 19.
Além de os incentivar a ficar em casa, este projeto pretende que os “padrinhos” ajudem a divulgar todas as informações importantes sobre o COVID-19, tanto nos cuidados a ter, como nos comportamentos inerentes ao Estado de Emergência e na forma de encomendar os bens essenciais e medicamentos que precisam sem sair de casa.
Para que este projeto seja uma realidade, a Câmara Municipal de Mértola desafia os munícipes que sejam autónomos e que não estejam nos grupos de risco a ficarem responsáveis por um ou mais membros da sua comunidade. Este “padrinho” deverá ser alguém que conhece e é conhecido no monte, na aldeia ou na zona em que reside, para que se estabeleça uma relação de confiança, de modo a que todos cumpram as suas recomendações e saibam como encomendar os bens essenciais de que precisam.
Todos os dias a Câmara Municipal, a Direção Geral da Saúde e outras entidades públicas atualizam a informação sobre a pandemia do coronavírus, emitem avisos e conselhos sobre os cuidados a ter, mas muitos destes não chegam a quem mais precisa, seja pela idade, pela iliteracia, ou pelo facto de viverem em locais mais isolados.
A Câmara Municipal de Mértola apela a todos os que sentem que podem desempenhar este importante papel junto da comunidade, que entrem em contato com os serviços e manifestem a sua disponibilidade.
O apoio à comunidade com o projeto “Não saia de casa…Nós vamos até si” começou no dia 23 de março e já fez bastantes entregas de bens essenciais aos munícipes que manifestaram a sua necessidade. Se precisa de apoio ou conhece alguém que está a precisar de ajuda contate os serviços municipais através dos seguintes números de telefone (968 342 664, 927 991 664, 964 939 244, 961940461, 286 610 100).