Moura: Câmara tem novo Chefe da Divisão de Cultura Património e Desporto.
Francisco Marques, foi o candidato admitido ao procedimento concursal para o cargo de Chefe da Divisão de Cultura Património e Desporto da autarquia mourense. A designação produziu efeitos, a contar do dia 1 de abril de 2020.
O antigo Chefe da Divisão de Gestão Cultural e Juventude da Câmara de Beja, foi um dos dois concorrentes que após o prazo para a apresentação de candidaturas reuniu condições para admissão ao cargo.
Com base na proposta de designação elaborada pelo júri, a designação em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, o candidato Francisco Manuel Marques, foi o escolhido para o cargo de Chefe da Divisão de Cultura, Património e Desporto da Câmara de Moura.
Após a análise dos currículos dos candidatos e da realização de entrevista pública, o júri considerou que o candidato admitido ao procedimento, Francisco Manuel Marques, demonstrou reunir os requisitos legais e possuir vasta experiência, formação geral e específica e conhecimentos relacionados com as atividades a desenvolver, designadamente nos domínios do exercício de funções, de direção no âmbito da administração local e como Delegado Regional de Educação do Algarve.
Síntese curricular
Francisco Manuel Marques é licenciado em Ensino de Educação Musical, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e detentor do grau de mestre em Estudos Portugueses na variante de Culturas Regionais, conferido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Possui ainda, como formação complementar para dirigentes, o Curso de Gestão Pública na Administração Local, ministrado pela Fundação CEFA, e o Curso de Administração e Organização Escolar (área de Administração Escolar e Educacional), ministrado pela Escola Superior de Educação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
Foi dirigente associativo de diversas associações culturais do concelho de Beja, tais como a Orquestra Ligeira “Preto & Branco” e o Coro de Câmara de Beja.
Profissionalmente, foi o responsável pelo Sector da Animação Cultural da Câmara Municipal de Beja no período de 1 de janeiro de 1990 a 31 de agosto de 1998. De 1 de abril de 1999 a 31 de agosto de 2004 foi assistente (do 1.º e 2.º triénios) na Escola Superior de Educação de Beja e, desde 1 de setembro de 2004, professor do ensino básico. Nesta qualidade, coordenou o Subdepartamento de Música nas escolas do ensino básico onde lecionou e desenvolveu diversas atividades culturais para a comunidade escolar.
No período de 1 de setembro de 2011 a 19 de agosto de 2014 desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Gestão Cultural e Juventude da Câmara Municipal de Beja e Diretor/Programador do Pax Julia — Teatro Municipal de Beja e entre 13 de fevereiro de 2015 e 9 de outubro de 2018 ocupou o cargo de Delegado Regional de Educação do Algarve.
Teixeira Correia
(jornalista)
Foto: Rádio Pax