Moura: Município testa sistema inovador de rega, para poupar água.


A Câmara Municipal de Moura iniciou na sexta-feira, a implementação de um sistema de rega, com o objetivo de testar a redução do volume de água a consumir nos espaços verdes públicos.

O ensaio incide no relvado da Praça Sacadura Cabral, zona central da cidade de Moura, onde entre outros se localizam os edifícios da Câmara, Mercado e Cine-Teatro, com uma área de 1.000 m2. As regas semanais no espaço vão ser reduzidas a metade e monitorizada a evolução e o comportamento do relvado.

Denominada de DryJect, é desenvolvida por uma empresa portuguesa sediada em Alverca, combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio, o que origina a retenção de água nas raízes, libertada depois consoante as necessidades das plantas.

A autarquia da “Cidade Salúquia” tem a seu cargo a gestão e manutenção dos espaços verdes de concelho e a implementação deste novo sistema visa “melhorar a eficiência hídrica dos espaços verdes e a poupança de água”, justificou o autarca mourense. Álvaro Azedo revelou que a Câmara Municipal “avalia a possibilidade de alargar a aplicação da tecnologia a outros espaços do concelho”, concluiu.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg