Moura: Vacinação covid-19 nas escolas gera polémica.


A processo de vacinação dos profissionais nas escolas do concelho de Moura, está a gerar polémica em virtudes de vários não terem sido contados para a toma, o que levou a autarquia a tomar posição sobre o assunto.

Comunicado da Câmara Municipal de Moura

Após ter tomado conhecimento de que há vários profissionais das escolas do concelho que ainda não foram contactados para a primeira toma da vacina contra a COVID-19, entre eles funcionários do Município, decidiu a Câmara Municipal de Moura solicitar informação aos agrupamentos de escolas do concelho, com o intuito de clarificar a situação.

O pedido de esclarecimento foi enviado, este domingo, pelo Presidente do Município, tendo os Diretores do Agrupamento de Escolas de Moura e do Agrupamento de Escolas de Amareleja respondido prontamente.

No caso concreto de Amareleja, o Agrupamento de Escolas informou que, “todos os assistentes operacionais, independentemente do vínculo laboral, fazem parte das listagens de testagem, bem como das de vacinação”. Os referidos trabalhadores foram todos vacinados este sábado, dia 27 de março, garante o Agrupamento de Escolas de Amareleja.

Em Moura, o Agrupamento de Escolas esclareceu que, relativamente ao processo de testagem foi solicitada uma listagem do pessoal docente e não docente afeto ao agrupamento, listagem essa que foi enviada. Posteriormente foi solicitada uma outra listagem com os restantes trabalhadores que tinham funções no Agrupamento de Moura, nomeadamente AEC, AAAF, CAF e outras situações, listagem essa que foi enviada em data posterior. No que diz respeito ao processo de vacinação, o Agrupamento de Escolas de Moura refere que, “não nos foi pedida nova listagem, nem quais os trabalhadores prioritários a serem vacinados. Apenas nos foi comunicado que os trabalhadores afetos ao pré-escolar e 1.º ciclo iam ser vacinados no presente fim-de-semana, situação esta que consideramos estranha, pois, não sabíamos quais as listas em que a saúde se ia basear, nem se havia necessidade de serem atualizadas, considerando que tínhamos trabalhadores que mudaram de local de trabalho, assim como, situações de isolamento profilático, casos positivos e casos que estiveram positivos há menos de 90 dias.”

Durante este processo, como medida preventiva e com o intuito de ajudar, o Agrupamento de Escolas de Moura garante ter enviado uma nova listagem com os casos anteriormente referidos.

O Agrupamento de Escolas de Moura diz ainda que teve conhecimento de que houve trabalhadores a não serem contactados, assim como, trabalhadores afetos ao 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário que foram contactados para vacinar, situação que não estava prevista inicialmente.

A Câmara Municipal de Moura informou os interessados que, “tudo fará junto das entidades competentes para que na próxima data definida para vacinação os seus funcionários, que se encontram a desenvolver a sua atividade profissional nos estabelecimentos de ensino, sejam vacinados”.


Share This Post On
468x60.jpg