Moura: Voluntários do Programa Abem recuperam escola na cidade.


Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura, vai ser recuperada por Voluntários do Programa Abem, que celebra o 3º Aniversário.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento está a celebrar o seu terceiro aniversário e, para o assinalar, vai promover uma iniciativa solidária que reunirá mais de uma centena de voluntários em Moura, no distrito de Beja.

Este é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários – 10% dos quais, crianças – que têm assim acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

«O Programa abem: tem permitido à população do nosso concelho com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida», diz Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura. O edil destaca ainda que o concelho recebe com muito orgulho e sentido de responsabilidade a realização do Dia abem: em Moura.

O Dia abem reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários. Desta feita irão unir esforços em trabalhos de requalificação e conservação da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, localizada naquele concelho do Alentejo.

A Cerimónia de Encerramento do Dia abem: contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, em representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; do Presidente da ARS Alentejo, José Marques Robalo, em representação da Ministra da Saúde e de Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem:.

«Três anos depois de ter sido criado, o Programa abem: é hoje uma referência a nível nacional, tendo chegado a todos os distritos e regiões autónomas do país. É com muita satisfação que vamos a Moura assinalar o nosso aniversário e contribuir com uma ação solidária que irá permitir melhorar a qualidade de vida e do percurso escolar de muitas crianças.», afirma Maria de Belém Roseira, sublinhando o simbolismo da ação num concelho onde a população, como em grande parte do interior do país, está a envelhecer.

Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.

Programa Dia abem:

10:30h – 17h30 – Trabalhos de requalificação da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo por Voluntários abem:.

Cerimónia de Encerramento do Dia abem:

18:00h – Receção dos convidados e voluntários na Estação Náutica Lago Alqueva-Moura

18:15h – Intervenções: Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, Maria de Belém Roseira, Associação Dignitude, José Marques Robalo, Presidente da Administração Regional da Saúde do Alentejo, em Representação da Ministra da Saúde e Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, em nome próprio e em Representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

19:00h – Jantar Convívio

20:00h – Momento Musical, Maestro Rui Massena

21:00h – Conclusão da Cerimónia


Share This Post On
468x60.jpg