Municípios: Duas dezenas aderiram ao IMI Familiar. Castelo de Vide a única no Alentejo.
Duas dezenas de municípios já aderiram ao IMI Familiar. Castelo de Vide é o único dos 47 Municípios do Alentejo que aderiu. Em causa está a possibilidade de famílias com filhos pagarem menos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Cerca de duas dezenas de autarquias já sinalizaram a sua intenção em aderir ao IMI Familiar, uma medida que irá permitir que famílias com filhos possam pagar menos impostos no respetivo município, já no próximo ano.
O IMI Familiar, recorde-se, é uma modalidade que vai estar disponível pela primeira vez em 2016 e promete ser um pequeno alívio na carteira de muitas famílias.
Nos municípios que aderirem, será possível ter um desconto sobre a taxa de IMI que pode ir até 10%, quando estão em causa famílias com um dependente, até 15%, quando há dois dependentes, e até 20%, quando há três ou mais dependentes.
A informação é avançada pelo Dinheiro Vivo, que especifica os municípios que já sinalizaram a vontade de aderir: Arganil, Albergaria-a-Velha, Braga, Águeda, Cabeceiras de Basto, Cinfães, Viseu, Castelo de Vide, Estarreja, Mirandela, Montalegre, Murça, Ovar, Penafiel, Viana do Castelo, Vila Velha de Ródão, Vila Nova de Famalicão, Penafiel e Santa Cruz.
Em todo o país haverá cerca de um milhão de agregados com dependentes que, potencialmente, poderão beneficiar da medida. Mas só nos municípios que aderirem é que tal se irá verificar.
Saliente-se que outros municípios poderão ainda mostrar interesse em aderir ao programa. A maioria das autarquias, aliás, ainda não terá tomado uma posição, estando a aguardar toda a informação do Fisco sobre assunto, informação essa que deverá ser enviada hoje aos municípios.