O primeiro veÃculo elétrico (VE) da Mazda, o SUV compacto MX-30, utiliza cortiça portuguesa na consola central.
A Mazda dedicou uma especial atenção à diminuição da pegada ecológica do MX-30 disso sendo prova a cortiça, de origem portuguesa, usada na consola central, sendo aproveitada apenas a que resulta do excedente da produção de rolhas para garrafas.
Sendo um material naturalmente suave ao toque e com amortecimento, foi aplicada em secções da bandeja da consola central e nas pegas das portas.
De igual modo, este material é utilizado (até 20%) em alguns dos tecidos dos bancos e os painéis das portas usam fibras de garrafas de plástico recicladas.
Um dos esquemas de cores proposto para o habitáculo, o “Vintage Industrial” , combina couro castanho com 20% de tecido reciclado, tecido de ganga e acabamento em cor mais escura.
Os preços começam, nesta fase de lançamento e até 31 de dezembro, nos 29.700 euros. A Mazda é representada no distrito por Irmãos Luzias, com sede em Beja.
Para uma empresa, e como os veÃculos elétricos estão isentos de IVA, o preço será de 26.595 euros a que haverá que deduzir três mil euros, um incentivo da marca igual ao que o Estado dá para a aquisição veÃculos elétricos por particulares.