Odemira: Desmantelado búnquer que produzia cannabis para todo o país.
Num búnker dissimulado no meio da vegetação e paisagem, era produzida cannabis para vender em todo o país. A GNR deteve dois indivíduos portugueses, numa propriedade de um cidadão suíço.
A estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Beja (CTBeja), deteve na passada segunda-feira, em flagrante delito, dois indivíduos portugueses de 34 e 37 anos, pelo tráfico de estupefacientes e desmantelou uma estufa de cannabis montada num búnquer.
Operação decorreu no concelho de Odemira, numa zona de serra, e a propriedade onde foi feita a apreensão pertence a um cidadão suíço e os dois detidos serão contratados pelo proprietário da “plantação”.
A investigação durava há cerca de um ano e a GNR deu cumprimento a três mandados de busca do domiciliária e a quatro não domiciliárias, às residências e veículos dos suspeitos.
Todo o processo de cultivo e processamento das plantas, de acordo com o Gabinete de Relações Públicas do CTBeja, “era efetuado num búnquer, construído com elevado grau de dissimulação perante a vegetação e paisagem que o rodeava”, visando dificultar a sua deteção.
O cultivo e armazenamento do estupefaciente era feito de forma contínua, para a venda em todo o território nacional.
Com o desmantelamento do búnquer, foram apreendidas 5.500 doses de liamba, 323 plantas de cannabis, 16 doses de haxixe, 12 doses de MDMA e 930 euros em numerário. A GNR confiscou também 3 balanças digitais, 122 vasos para plantar cannabis, 25 refletores com lâmpada de aquecimento, um quadro elétrico, máquinas de embalamento em vácuo e material de rega, acondicionamento, armazenamento o produção de cannabis.
Os dois indivíduos detidos, já com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, passaram duas noites nas instalações da Guarda, tendo sido presentes a um juiz do Tribunal de Odemira na quarta-feira, que aplicou como medida de coação a prisão domiciliária.
A estrutura de Investigação Criminal, contou com o apoio dos Destacamentos de Intervenção de Beja e Territorial de Odemira.
Incêndio de São Luís revelou plantação de cannabis.
Um violento incêndio de deflagrou no passado dia 10 de setembro, na freguesia de São Luís, concelho de Odemira, que consumiu uma vasta área de mato e alguns montes, revelou num deles a existência de uma plantação de cannabis.
Na tarde daquele dia houve ordem do comandante operacional dos bombeiros para evacuar alguns dos montes. Quando a GNR contatava as populações, detetou junto a um dos montes, um casal de cidadãos estrangeiros que vivia numa roulotte onde guardava 1037 gramas de liamba e 60 doses de haxixe, a grande maioria do produto estupefaciente embalado e pronto a entrar no mercado de consumo. Foram ainda apreendidas nove doses de MDMA e uma plantação cannabis onde foram retiradas 29 plantas.
O casal, com idade compreendida entre os 55 e os 60 anos, foi identificado, tendo o indivíduo sido detido e posteriormente constituído arguido e libertado mediante termo de identidade e residência (TIR).
Teixeira Correia
(jornalista)