Odemira: Feira da Caça e Maior e Festival Gastronómico do Achigã, dia 12 e 13.


O concelho de Odemira vai estar este fim-de-semana na mira dos turistas face à realização em S.Teotónio, a Feira da Caça Maior, enquanto que em Santa Clara-a-Velha, decorre o Festival Gastronómico do Achigã.

ODEMIRA-Feira Caça_800x800A vila de S. Teotónio recebe a 4.ª edição da Feira da Caça Maior do Concelho de Odemira, no Parque de Feiras e Exposições de Odemira. Este evento resulta de uma parceria entre o Município de Odemira, a Junta de Freguesia de S. Teotónio e as Associações de Caçadores do Concelho.

O certame vai contar com a presença de stands de empresas e associações do setor, exposição de cães de matilha e de troféus, demonstrações de caça com cães de parar e de caça ao coelho, entre outras atividades. A componente gastronómica, animação infantil e animação musical completam o programa.

Paralelamente ao certame, e à semelhança da edição anterior, será realizado um mega almoço entre caçadores, família, amigos e adeptos da caça, no dia 13 de setembro, às 13.00 horas, no recinto da Feira da Caça Maior.

A Feira da Caça Maior tem por objetivo promover de uma atividade com grande dinamismo no concelho de Odemira, que tem extraordinárias condições cinegéticas e é destino de eleição para muitos adeptos da caça. No território odemirense existem diversas zonas de caça, sendo a caça maior uma das modalidades com maior expressão, nomeadamente a caça ao javali.

7º Festival do Achigã

A aldeia de Santa Clara-a-Velha, no interior odemirense, recebe o 7º Festival do Achigã, com gastronomia, artesanato, animação desportiva, animação infantil e espetáculos musicais, cujo objetivo do Festival é divulgar a região, dando a conhecer os produtos mais genuínos da região, sobretudo o achigã, espécie muito abundante na Barragem de Santa Clara. Os visitantes terão a oportunidade de provar o achigã como ingrediente principal, bem como outros petiscos regionais. O recinto do Festival abre às 12.00 horas.

 A iniciativa é da responsabilidade da Associação “Os Amigos de Santa Clara”, com os apoios do Município de Odemira, das Juntas de Freguesia de Santa Clara-a-Velha e de Luzianes-Gare, GNR e da população local.

Para o dia 12 de setembro está agendado o concurso de pesca (pelas 8.00 horas), sendo depois as atenções centradas na animação musical, com a atuação dos grupos de música tradicional Sons do Mira (13.00 horas), Gentes do Alto Mira (15.30 horas), e do Rancho Folclórico de Moncarapacho (17.00 horas). Ao final da tarde haverá ainda uma aula de Zumba com Daniela Fit Dance e animação infantil. Para a noite está reservada a atuação do grupo de música tradicional Os Açordas, espectáculo de malabarismo com fogo com Ana Sofia (concorrente do programa Got Talent), a atuação dos artistas Ricardo & Henrique e baile com Rui Soares & Lau.

À semelhança da edição anterior, a organização vai oferecer, durante a madrugada, a tradicional “Açorda Alentejana” para repor as energias.

Para o dia 13 de setembro a animação do recinto contará com a atuação da Bandinha Os Amiguinhos da Música (13.00 horas), dos grupos de música tradicional Os Saramagos (14.30 horas) e os Amantes do Alentejo (16.30 horas). Pelas 17.30 horas terá início baile com Valter Cabrita e Bruno Neves e a atuação dos artistas Tiago Neto e Paulo Fragoso.


Share This Post On
468x60.jpg