Odemira: Medronho produzido no concelho premiado a nível nacional.


Júnior Jacques, produtor de medronho de Odemira, conquista o prémio Melhor dos Melhores e Medalha de Ouro.

A Aguardente de Medronho “Medronho Original” da marca Júnior Jacques, produzido pela destilaria Alma Orgânica Unipessoal, no concelho de Odemira, conquistou o prémio Melhor dos Melhores e a Medalha de Ouro no 5º Concurso Nacional de Aguardentes Não-Vínicas 2020/2021. 

“Este prémio é o resultado de muito trabalho e de uma grande vontade de fazer sempre melhor. Obrigado a todos que nos têm acompanhado ao longo dos anos, os nossos colaboradores, parceiros, amigos e sobretudo os nossos clientes, aqueles que procuram qualidade e valorizam a diferença” são as palavras da empresa nas redes sociais.  

O 5º Concurso Nacional de  Aguardentes Não Vínicas Tradicionais Portuguesas decorreu no dia 20 de outubro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e realizou-se em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assumiu a respetiva direção.

A destilaria Júnior Jacques Destiladores localiza-se perto da aldeia de S. Miguel, na freguesia de S. Teotónio. É um projeto vocacionado para a produção de destilados de alta qualidade, desenvolvido e criado em 2015 por Afonso Pereira e Marieke Devillé. Depois de vários anos a trabalhar nos sectores da hotelaria e do desenvolvimento comunitário em África e na América Latina, o casal decidiu fixar-se no concelho de Odemira e dedicar-se à produção de aguardente de medronho.

O nome Júnior Jacques é uma homenagem aos avós, Albano Pereira Júnior e Jacques Joaquim Guedes, de quem herdaram o “gosto pela arte da alquimia e, por outro, o gosto pela arte do bem-viver, do companheirismo e da amizade”, que afirmam ser a “bases fundamentais de Júnior Jacques. São essas as qualidades e os valores essenciais presentes em todas e em cada uma das nossas garrafas.”

Esta destilaria é um dos projetos apoiados pelo Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego, Odemira Empreende.

O Município de Odemira criou o Programa Municipal de Valorização das Destilarias de Medronho que visa a legalização, valorização e comercialização deste produto endógeno de Odemira, tendo no âmbito deste programa apoiado até ao momento 59 projetos nesta área.


Share This Post On
468x60.jpg