Ourique: Autarquia faz balanço muito positivo da Feira do Porco Alentejano.
Com as condições meteorológicas favoráveis ao evento, a Câmara Municipal sustenta que a Feira saldou-se por mais um grande momento de afirmação de Ourique como Capital do Porco Alentejano.
O Município recorda que o porco “é a base fundamental da nossa economia local e da dinamização do território rural”.
Foram, segundo a edilidade “muitos os milhares de participantes que estiveram em Ourique e serão muitos os que regressarão ao longo do ano para usufruírem do território, da gastronomia e da arte de bem receber que caracteriza os Ouriquenses”.
O Município lembra que “num tempo de crítica fácil e de apreciações ligeiras, valorizamos o trabalho desenvolvido, as novidades introduzidas, a presença institucional do Município de Monchique e da região italiana de Parma”.
Para a autarquia foi também importante valorizar a presença de uma grande presença de deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar da Assembleia da República, liderada pelo seu presidente, do Senhor Secretário de Estado da Floresta e do Desenvolvimento Rural e a força positiva de uma parceria estratégica com a ACPA- Associação de Criadores de Porco Preto, da PACOOP – Cooperativa de Produtores de Porco Alentejano e da Confraria Gastronómica do Porco Alentejano.
A Feira voltou, segundo a opinião do autarca Marcelo Guerreiro, “a feira voltou a ser uma importante montra do que somos capazes e do trabalho que é desenvolvido ao longo do ano nas explorações e no campo, num trabalho conjunto que permitiu afirmar a fileira como uma referência de excelência da produção nacional agroalimentar”.