Ourique: Colisão violenta mata jovem de 22 anos. Sétima morte no local.


A colisão foi muito violenta e Beatriz Monteiro (22 anos) faleceu, enquanto que Julien Mead (66 anos) sofreu ferimentos ligeiros. É a sétima de 2019 na zona da Portela do Lobo (IC1). Helicóptero do INEM sofreu avaria.

O piso molhado devido à chuva, está ser investigado como uma das prováveis causas que terão estado na origem do despiste seguida de colisão que ocorreu na manhã de ontem (segunda-feira), cerca das 10,00 horas, no IC1, na Portela do Lobo, concelho de Ourique, e que causou a morte de uma jovem de 22 anos.

O condutor da outra viatura, Julien John Mead, um cidadão britânico, de 66 anos, proprietário de um centro hípico, em Alcaria Fernão Vaz, num lugar no mesmo concelho, sofreu ferimentos ligeiros, tendo sido assistido no local, recusando ser transportado para uma unidade hospitalar.

Beatriz Morganho, natural de Garvão, localizada a pouco mais de 25 quilómetros do local do acidente, deslocava-se no sentido sul/norte, de Faro, onde mora, para Ourique, para visitar os pais, quando perdeu o controlo do seu carro, um Opel Corsa, invadiu a via contrária chocando violentamente com um Mercedes que seguia em sentido contrário.

A vítima sofreu ferimentos muito graves, tendo entrado em paragem cardiorrespiratória (PCR), sendo conduzida para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, onde veio a falecer.

O helicóptero do INEM sediado em Loulé, foi acionado, para fazer o seu transporte da vítima para uma unidade hospitalar em Lisboa, mas foi desmobilizado por problemas mecânicos.

Em resposta às questões colocadas pelo Lidador Notícias (LN), o INEM justificou que o helicóptero “já tinha iniciado o voo a caminho do local da ocorrência, quando os pilotos tiveram a indicação de um problema técnico impeditivo da continuação da missão, motivo pelo qual tiveram de abortar a saída e voltar a aterrar no Heliporto de Loulé”, acrescentando que “o aparelho encontra-se a ser reparado. De acordo com a empresa, a reparação deverá ficar concluída no início da manhã de terça-feira, dia 10/12/2019. Informamos que, em caso de inoperacionalidade por avaria por um período superior a 24 horas, a empresa é obrigada à substituição da aeronave avariada”, rematando que o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), “que funciona em rede e com um principio de redundância e complementaridade, sendo sempre acionados os meios disponíveis mais próximos das ocorrências”.

No socorro às vítimas foram mobilizados 21 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ourique (BVO), Almodôvar e Castro Verde, SIV de Castro Verde e GNR, apoiados por 11 viaturas.

O corpo da jovem ouriquense foi transportado para o Gabinete Médico Legal de Beja, onde será autopsiado.

A zona da Portela do Lobo é dos “pontos mais mortíferos” de Portugal ao nível de acidentes de viação. De acordo com fonte dos BVO, esta é a sétima morte no que vai de ano, naquele troço do IC1.

Que é quem

Beatriz Morganho, 22 anos, natural de Garvão (Ourique), trabalha numa loja no Mar Shopping Algarve, em Loulé, e é filha de um militar da GNR do posto de Ourique.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg