Os resultados passaram de 52 Kg reciclados por pessoa em 2019 para 60,5 Kg de resÃduos separados para reciclagem por munÃcipe no concelho.
A separação dos resÃduos domésticos para reciclagem é um dos pilares importantes da economia circular, pressuposto de sustentabilidade, de preservação ambiental e da geração de novos futuros para as comunidades e os seus territórios.
Ourique concretizou nos últimos anos uma profunda transformação da realidade da Vila, com a implementação do sistema de recolha de resÃduos domésticos porta-a-porta e do princÃpio PAYT (Pay-as-You-Throw), num esforço conjunto com a ResiAlentejo e com o contributo decisivo dos munÃcipes.
Em 2020, os Ouriquenses concretizaram um aumento de 14% da média de reciclagem de cada residente no concelho. Os resultados passaram de 52 Kg reciclados por pessoa em 2019 para 60,5 Kg de resÃduos separados para reciclagem por munÃcipe.
Trata-se de um significativo esforço de compromisso dos Ouriquenses com a reciclagem e com a sustentabilidade ambiental, que o MunicÃpio de Ourique agradece e saúda.
Portugal está obrigado ao cumprimento de metas ambientais internacionais e Ourique acaba de dar um contributo positivo para esse esforço de reajustamento dos nossos comportamentos individuais em nome do interesse comum, na separação dos resÃduos para reciclagem.
Este é um desafio que veio para ficar. Adaptar os nossos comportamentos individuais e comunitários para sermos menos intrusivos com o meio ambiente, para reaproveitarmos cada vez mais o que é suscetÃvel de percorrer esse caminho da economia circular e contribuirmos para a procura de novos pontos de equilÃbrio na nossa relação com o planeta.
Ourique deu em 2020 um bom contributo para o ambiente e para o cumprimento das metas ambientais de Portugal, num contexto exigente em que, estando muito mais gente mais tempo em casa do que em anos anteriores, havia o risco de aumentarmos a produção de lixo doméstico indiferenciado.
O desafio para 2021 será manter este compromisso com o ambiente, por Ourique, pelos Ouriquenses de agora e do futuro.
Â