Politécnicos: Ministério da Ciência divulgou o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos.


O Instituto Politécnico de Beja vai integrar o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos, para o desenvolvimento de “Cidades e Regiões com Conhecimento”.

IPBeja_800x800O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) divulgou ontem o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos. Este Programa cumpre-se em articulação com uma estratégia para o desenvolvimento de “Cidades e Regiões com Conhecimento”, que vai integrar o Instituto Politécnico de Beja.

O Ministro Manuel Heitor lançou uma nova acção de política pública no sentido de reforçar e valorizar o impacto dos Institutos Politécnicos na sociedade e na economia do país. O Instituto Politécnico de Beja é uma das instituições em quem o MCTES aposta para a estimular a rede de “Cidades e Regiões com Conhecimento”.

O Programa, que se tornou público, vai desenvolver-se em cinco eixos programáticos: Incentivar actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) baseadas na experiência, Reforçar a oferta de formações especializadas de curta duração, Fomentar a melhoria do desempenho e da qualidade da despesa pública, designadamente fomentando consórcios e a partilha de recursos, Estimular uma rede de “Cidades e Regiões com Conhecimento” e Alargar a base social do conhecimento e a sua especialização progressiva em temáticas com forte apropriação territorial.

Reforçar os Institutos Politécnicos é uma responsabilidade colectiva que tem subjacente a participação cúmplice e exigente de toda a sociedade no desenvolvimento das regiões, facilitando o acesso ao conhecimento e a sua valorização social e económica e tendo em conta a especificidade e diversidade do território nacional. ​


Share This Post On
468x60.jpg