Prisões: Novos diretores tomaram ontem posse. José Messias Pereira deixa EPBeja.
José LuÃs Messias Pereira, deixou ontem o cargo de diretor do Estabelecimento Prisional de Beja, depois de ontem terem terem tomado posse os novos diretores da maior parte das 48 cadeias do paÃs.
Assinalando o Dia dos Serviços Prisionais, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) deu ontem posse aos diretores de grande parte das 48 cadeias do paÃs, entre as quais está a de Beja, onde José LuÃs Messias Pereira, que chegou ao Estabelecimento Prisional de Beja (EPBeja) em 1 de setembro de 2016.
Segundo apurou o Lidador NotÃcias (LN) o novo diretor do EPBeja será uma mulher que procede do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz (Grândola), uma unidade de nÃvel de segurança especial ou alta e grau de complexidade de gestão elevado, mas que nunca terá exercido o cargo.
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, critica o “secretismo das nomeações, que ainda não são oficialmente conhecidas”, e o facto de as mesmas terem sido decididas pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, “a poucos dias das eleições legislativas”.
Questionado pelo JN, o Ministério da Justiça não comentou as crÃticas, nem revelou a lista dos diretores dos estabelecimentos prisionais nomeados para novas comissões de serviço de três anos.
Por seu lado, o responsável pelas Relações Externas da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais também se escusou a revelar as nomeações, alegando que, por ainda não terem sido publicadas em “Diário da República”, só poderiam ser adiantadas ao JN pelo Ministério da Justiça.
A maioria dos atuais diretores das cadeias e centros educativos terminou as suas comissões de serviço no final de agosto, e desde então que se aguardava a sua recondução ou transferência. “O processo esteve parado, andou, voltou a estar parado e, a uma semana das eleições, anda a todo o vapor”, afirma Jorge Alves, defendendo que, nesta altura, seria preferÃvel que as nomeações fossem decididas pelo próximo Governo.
Teixeira Correia
(jornalista)
Créditos: revistaalambique.wordpress.com