Professores: Esta quarta-feira é dia de greve dos associados do SDP-Sul e da FNE.


O Sindicato Democrático dos Professores do Sul (SDP-Sul) e a Federação Nacional da Educação (FNE) assinalam greve de 2 de novembro com várias iniciativas.

O dia 2 de novembro de 2022 marca mais um momento de protesto do SDP-Sul e da FNE com a realização de uma greve que demonstra o descontentamento contra o Orçamento de Estado 2023 (OE2023), que mais uma vez ignora a realidade, prosseguindo uma política de falta de investimento e de valorização profissional, sem soluções para os principais problemas que afetam o sistema educativo e os seus profissionais.

Este Orçamento de Estado leva, mais uma vez, ao empobrecimento da classe docente, pois propõe um aumento de 2%, quando a inflação se aproxima dos 10%. Saliente-se que desde 2010 os professores já perderam cerca de 25% do seu poder de compra, pelo que não é de estranhar que faltem professores nas escolas portuguesas.

Para este dia, os Sindicatos de Docentes da FNE estão a preparar iniciativas no âmbito de cada região, utilizando várias modalidades envolvendo a presença dos respetivos dirigentes e ativistas.

Será a confirmação de um grande esforço de mobilização que está a ser feito pelos Sindicatos da Federação para garantir uma grande greve dos docentes portugueses, que querem fazer chegar ao Governo o seu profundo descontentamento pela sua situação laboral e pelo impasse da tutela em outras matérias, cuja resolução tem sido adiada ao longo dos últimos tempos.

Entre elas estão a necessidade de um combate ao acelerado envelhecimento da profissão docente, a precariedade e instabilidade que atinge os professores, a recuperação do tempo congelado, a substituição do atual modelo de avaliação de desempenho ou a definição de um novo regime específico da mobilidade por doença.
A FNE não dará tréguas ao trabalho que for necessário para se garantir o reconhecimento e valorização do trabalho dos educadores e professores portugueses.

Os sindicalistas irão prestar declarações à comunicação social junto à porta de entrada da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja, às11h30.


Share This Post On
468x60.jpg