Terça-feira, Janeiro 13, 2026

InícioPaísPrograma abem: Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” 

Programa abem: Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” 

A 14.ª edição da Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” arranca hoje e decorre até 26 de dezembro, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país, 16 delas no distrito de Beja.

Todos os cidadãos poderão doar o troco das suas compras numa farmácia aderente ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, e os donativos irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam. 

Só no distrito Beja, existe uma rede de 36 farmácias abem: à qual 1460 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 130956 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa. 

Atualmente, a Rede abem: conta com 7 entidades referenciadoras no distrito, nomeadamente:  

Aljustrel: Município de Aljustrel, Beja: União de União de Freguesias de Beja (Salvador e Santa Maria da Feira), Junta de Freguesia de Beringel e Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, Moura: Município de Moura, Odemira: Município de Moura e Ourique: Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa da Misericórdia de Ourique.

O Programa abem: já apoiou mais de 43 300 beneficiários e já dispensou mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos. Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos e famílias que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si. 

 A Rede abem: conta com 16 farmácias referenciadas no distrito, nomeadamente:  

Almodôvar: Farmácia Áurea e Farmácia Ramos; Beja: Farmácia Pacheco, Farmácia Carapinha do Ó, Farmácia Central e Farmácia Santos, Cuba: Farmácia da Misericórdia, Mértola: Farmácia Nova de Mértola, Moura: Farmácia Rodrigues e Farmácia Faria, Odemira: Farmácia Alfeirão, Farmácia Confiança, Farmácia Sudoeste, Farmácia do Mar e Farmácia Popular e Vidigueira: Farmácia Costa.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org  

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes