PS: Autárquicas no distrito quase fechadas. Pita Ameixa, candidato em Ferreira do Alentejo.
O PS tem a Autárquicas de 2017, ao nível dos cabeças de lista, quase fechados. Pita Ameixa, ex-presidente, é de novo candidato à Câmara de Ferreira do Alentejo. Nas outras autarquias onde o PS lidera, os candidatos são os atuais presidentes de Câmara.
Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo durante 12 anos, foi o escolhido pela Comissão Política Concelhia (CPC) para ser o candidato do Partido Socialista (PS) nas autárquicas de 2017. Aníbal Costa, o atual presidente da Câmara da “Vila do Regadio”, cumpre o terceiro mandato e não podendo recandidatar-se a mais 4 anos como líder autárquico.
Luís Pita Ameixa, tem 56 anos, foi presidente da edilidade de Ferreira do Alentejo entre 1993 e 2005, ano em que foi “vítima” da lei de limitação de mandatos.
Integrando as listas do PS no distrito de Beja, Ameixa foi eleito deputado à Assembleia da República, lugar que ocupou entre 2005 e 2015, em dois Governos liderados pelo socialista José Sócrates e depois pelo social-democrata, Passos Coelho.
Apontado como um “peso pesado” do PS no Baixo Alentejo, Pita Ameixa foi presidente da Federação entre 2004 e 2014.
Nas restantes autarquias onde o PS lidera o Executivo, vão ser candidatos os atuais presidentes de Câmara: Nelson Brito (Aljustrel), António Bota (Almodôvar), Jorge Rosa (Mértola), José Alberto Guerreiro (Odemira) e Marcelo Guerreiro (Ourique).
Na capital do distrito e para procurar voltar a liderar pela segunda vez na história da democracia, Paulo Arsénio, presidente da Concelhia de Beja, foi o nome escolhido.
Nas sete autarquias lideradas pela CDU, o PS, já tem quatro nomes definidos. Em Castro Verde, volta a candidatar o jornalista, António José Brito, tal como em Vidigueira, o nome escolhido é o de José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira.
Em Cuba, os socialistas apresenta o técnico da Câmara de Beja, Luís Barriga e em Alvito, Fernando Vila, que em mandatos anteriores já foi vereador.
Falta definir os cabeças de lista da “Margem Esquerda do Guadiana”. Em Serpa, a escolha será entre Paulo Pisco ou Noel Farinho, Moura e Barrancos.
Teixeira Correia
(jornalista)