O deputado socialista foi reeleito para um segundo mandato à frente da máxima estrutura socialista do Baixo Alentejo.
Nelson Brito, candidato único a Presidente da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista (FBAPS), foi eleito com 89,14% dos votos expressos pelos militantes, para um mandato de dois anos, nas eleições internas realizadas em 5 de novembro de 2022.
Recorde-se que em julho de 2020, o então presidente da Câmara de Aljustrel foi eleito lÃder da Federação do Baixo Alentejo do PS e sucedeu no cargo a Pedro do Carmo que liderou a FBAPS desde 2012, e que não se podia recandidatar ao cargo.
A Moção Sempre pelo Baixo Alentejo, na qual Nelson Brito foi primeiro subscritor, resultou na eleição de 93 delegados ao Congresso Federativo.
Foram também eleitas a presidente e a Comissão PolÃtica do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da Federação do Baixo Alentejo, assumindo Marisa Saturnino a presidência desta estrutura do PS.
Nos termos dos estatutos deste partido, os presidentes de federações são eleitos por sufrágio direto dos militantes e após quatro mandatos sucessivos não podem recandidatar-se ao cargo na eleição seguinte.