PSD: Deputado Mário Simões reuniu com organizações de caçadores.


O Deputado Mário Simões reuniu com a Federação de Caçadores do Alentejo e Associação de Caçadores de Moura na Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade em Moura e vai propor ao Governo, a criação de dois Conselhos para o sector da caça: o Nacional Cinegético e Cientifico.

Simões Mário_800x800Em comunicado a Distrital de Beja do Partido Social Democrata (PSD) revela que durante a reunião foram abordados vários assuntos ligados ao sector, com destaque para “a falta de financiamento da caça, ausência de investigação cientifica e dificuldade na articulação” entre os três Ministérios (Ambiente, Agricultura e Administração Interna) que tutelam o sector cinegético.

O deputado foi alertado para “a perda massiva de caçadores”, que imputam ao aumento de custos da atividade, a que não é alheio o custo de taxas e licenças. As organizações de caçadores chamaram, ainda, a atenção para a “discriminação negativa de que são alvo”, dando como exemplo a nova taxa, de 5 Euros por hectar, imposta pelo Ministério da Agricultura para “a renovação das zonas de caça associativa” nas Terras do Estado.

Mário Simões, inteirou-se do trabalho desenvolvido na Escola Nacional, no que diz respeito á formação e sensibilização dos caçadores quanto á implementação de boas práticas e ao rastreio de doenças

Foi dado como exemplo o modelo de sucesso que está a ser implementado na Herdade da Contenda, onde existe um parque reprodutor que suporta a sua experiência em coelhos bravos capturados no território onde se encontram em estado bravio, e que não registou um único animal com vestígios de doença.

Os promotores da experiência aguardam autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas ICNF, para utilização destes exemplares em repovoamento.

No comunicado a Distrital de Beja do PSD, releva que Mário Simões, defensor acérrimo da caça, “manifestou a sua intenção” de questionar a tutela sobre as várias preocupações que recebeu e “vai propor” a criação do Conselho Nacional Cinegético e de um Conselho Cientifico.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg