Reguengos de Monsaraz: Na praia em Alqueva, “à sombra de uma azinheira”.
Integrado no Centro Náutico, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, tem pronta para utilização, a primeira praia fluvial do Grande Lago de Alqueva, com o aliciante de existirem algumas azinheiras, conhecidas na região como chaparros, cujas sombras vão receber os visitantes.
A praia, cuja inauguração está agendada para amanhã, Dia Mundial da Criança, onde mais de 750 crianças vão estar presentes, teve um custo de 350 mil euros, financiados a 90% pelo Programa Valorizar o Interior do Turismo de Portugal e no espelho de água, tem uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário e dividida em piscina infantil e adulta.
A infraestrutura dispõe de uma torre de vigilância e posto para nadadores salvadores, posto médico, duches públicos, chuveiro duplo com lava-pés e estacionamento com capacidade para 120 viaturas.
Com um frente de praia com areal com 120 metros de extensão, um relvado adjacente ao estacionamento em ligação com areal, onde haverá 20 toldos, além das azinheiras existentes no local.
Há alguns anos que o Centro Náutico de Monsaraz já tem bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso de barcos à água.
José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, recorda que “não foi um processo rápido”, destacando que se trata de “uma infraestrutura que serve as pessoas, desenvolve o concelho e valoriza o Grande Lago de Alqueva”, concluiu.
O edil destaca o facto de a praia ter sido “galardoada com a bandeira azul e classificada como Praia Acessível e Praia Saudável, sendo uma das poucas no interior do país com estas distinções”, rematou.
Teixeira Correia
(jornalista)