Serpa: Inaugurado Lagar do Vale, um investimento de 9 milhões de euros.
O Lagar do Vale, inaugurado recentemente no concelho de Serpa, é um projeto empreendedor no Baixo Alentejo, que seguramente irá dinamizar a economia da região e que movimentou numa primeira fase, um investimento de cerca de 9 milhões de euros.
O LAGAR DO VALE inaugurado em pleno Baixo Alentejo, vai permitir criar riqueza na região de Serpa, nos mais diversos sectores de atividade e apontado como factor de mudança na indústria da produção de azeite.
Pedro Marques e Enrique Perez Gonzalez são os rostos do projeto que pretende associar a atividade industrial à atividade agrÃcola, determinante para o desenvolvimento local.
O setor da Agricultura tem tido no Baixo Alentejo, e concretamente no Concelho de Serpa, um aumento significativo do investimento, com grande destaque para a área de olival.
Este aumento deve-se em muito à infraestrutura de Alqueva, que tem permitido a reconversão e a instalação de novos olivais de regadio que permitem a obtenção de produções incomparavelmente mais vantajosas para os produtores.
A crescente experiência da região, o aumento exponencial de investimento dos produtores de olival, a mão-de-obra especializada, as condições de localização e acessibilidade foram fatores preponderantes que influenciaram a tomada de decisão dos sócios do LAGAR DO VALE para avançar com a proposta de investimento na região.
Os principais objetivos do projeto LAGAR DO VALE passam por responder a 3 vetores fundamentais:
- Mercado – a indústria do azeite tem tido a um grande crescimento e, pela estrutura atual e futura do grupo, encaixa em toda a lógica de expansão
- Escala – a criação de uma unidade produtiva com dimensão permite ter economias de escala ao nÃvel dos serviços comuns e a diminuição dos custos da prestação do serviço de extração por tonelada de azeitona
- Oportunidade – a possibilidade de poder controlar o processo de extração e assim adaptar os produtos finais obtidos em função dos necessidades e objetivos dos seus clientes
A sua implementação irá permitir um desenvolvimento no Concelho que se traduzirá na:
- Criação de novos postos de trabalho (de forma direta e indireta)
- Criação de valor para as empresas do Concelho – maior movimento de fornecedores e clientes na região que vão contribuir para a criação de postos de trabalho resultantes do aumento de dormidas, aumento do número de refeições servidas, aumento de abastecimentos nos postos de combustÃveis
- Aumento da população residente – a procura de habitações próprias e permanentes para os novos trabalhadores da indústria e dos postos de trabalhos gerados indiretamente começarão a surgir, aumentando a população residente e, consequentemente, a renovação de gerações no concelho.
A HISTÓRIA DO LAGAR
A instalação do lagar iniciou-se em 2017, tendo iniciado nesse ano a laboração (na campanha de 2017-2018).
Foi uma campanha experimental que serviu essencialmente para testar a maquinaria, operacionalizar e otimizar todas as operações de funcionamento do Lagar do Vale.
Apesar de ser uma campanha de testes, com intervenções no equipamento e ajustes nas operações, a capacidade instalada permitiu responder à s solicitações, quer do ponto de vista da qualidade, quer da quantidade, com uma transformação rápida preservando todas as caraterÃsticas da azeitona como é fundamental e imprescindÃvel neste processo.
Alguns números para a campanha 2018/2019:
- Capacidade de transformação: 60.000 ton. de azeitona por ano
- Capacidade de Armazenamento: 4.000.000 kg azeite
- Capacidade Diária de Transformação: 1.200.000 kg de azeitona
- Campanha 2018 / 2019 (estimativa): (aprox.)000.000 kg de azeitona