Serpa: Legionella em escola de Pias. Balneário foi fechado. Não há alunos infetados.
Só ontem, quatro dias depois de ter sido detetado um foco e legionella na Escola Básica Integrada (EBI) de Pias, no concelho de Serpa, foram prestados esclarecimentos aos pais dos alunos.
Segundo informação da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo não há crianças infetadas que tenham sido internadas ou recorrido ao hospital.
A bactéria foi detetada no balneário da EBI, na passada segunda-feira, na sequência de análises regulares à qualidade da água, feitas pela própria escola. Os balneários foram encerrados.
Os pais das crianças estão revoltados, pelo facto de só terem sido informados dos factos, quatro dias depois, na sequência de uma reunião com a delegada de Saúde de Serpa e a direção da EBI de Pias, onde foram explicar o sucedido e quais as medidas que vão ser tomadas. Revoltada a mãe de um aluno disse ao LN que “só na quinta-feira à noite, é que o filho levou um papel da escola a informa da existência da reunião”.
A diretora da escola “estava em reunião e indisponível para fazer comentários”, justificou um funcionário do estabelecimento. Não existe ainda uma data prevista para a reabertura dos balneários da EBI de Pias.
Teixeira Correia
(jornalista)