Serpa: Moção “Pela construção imediata do Bloco de Rega de São Bento”.


Os eleitos do Partido Socialista (PS) na Assembleia Municipal de Serpa apresentaram o documento na reunião deste órgão realizada no dia 25 de fevereiro de 2012, que foi aprovado por maioria, com uma abstenção de um eleito da CDU. 

Na moção, os eleitos do PS referem que o Ministério da Agricultura anunciou no passado dia 10 de dezembro o lançamento de um aviso com uma dotação de 127 milhões de euros, que encerra o primeiro ciclo do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).

Este aviso que está a decorrer desde 10 de janeiro compreende, entre outros, o lançamento de projetos assumidos politicamente para a região de Alqueva, nomeadamente a execução dos circuitos hidráulicos de Messejana (com ligação à albufeira de Monte da Rocha), de Póvoa-Moura, da Vidigueira e de Reguengos de Monsaraz (segunda fase). 

Os socialistas defendem que “este aviso defraudou as legitimas espectativas dos habitantes do concelho de Serpa, e em especial dos agricultores de Vila Nova de São Bento, Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho. Estava previsto um novo projeto para o concelho de Serpa, o bloco de Rega de São Bento, que compreendia um total de 4232 ha, subdividido em dois sub-blocos: o sub-bloco de São Bento (3669 ha) situado na União das freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e o sub-bloco de Ficalho (563 ha) situado na freguesia de Vila Verde de Ficalho”.

No parecer final da comissão de avaliação do bloco de rega de São Bento é assumido que o mesmo terá uma grande “relevância socioeconómica”, pois permitirá integrar no sistema de regadio “uma população que não possui grandes incentivos de fixação”. Este projeto é um instrumento fundamental para reduzir a diminuição da população nestas freguesias e permitir diversificar as atividades económicas.  

O presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), José Pedro Salema, explicou a redução da área de alguns blocos e o adiamento do lançamento de outros pelo “aumento dos custos de construção e de equipamentos”.  

No documento os eleitos da Assembleia Municipal de Serpa justificam que “não se conformam com esta decisão que defrauda as legítimas espectativas dos agricultores e dos habitantes do concelho de Serpa. Por isso exigem: ao Governo, ao Ministro da Agricultura e à EDIA que seja construído imediatamente o bloco de Rega de São Bento” 

Os socialistas “apresentam solidariedade a todos os agricultores e demais afetados por este adiamento, propondo em comunhão com outras associações e entidades do concelho bater-se em diferentes fóruns pela construção do bloco de Rega de São Bento, que permitirá um desenvolvimento mais integrado do nosso concelho”, rematam. 


Share This Post On
468x60.jpg