TECNOCRÓNICA (Ademar Dias- Opinião): portugueses preferem Skype e WhatsApp.
É fã de apps? De acordo com um estudo recente da Regus, que envolveu mais de 44.000 profissionais em mais de 100 países de todo o mundo, Skype e WhatsApp são as aplicações preferidas dos portugueses no trabalho.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Para os portugueses, as aplicações VoIP (Voice over Internet Protocol) mais populares são o Skype (82,1%), seguido pelo Facebook Messenger (58%) e Viber (28,3%). Em relação às apps de mensagens instantâneas a mais utilizada para smartphones é o WhatsApp (60,4%).
Os números mostram também que os profissionais portugueses destacam a Dropbox (75,4%), Google Drive (56,9%), WeTransfer (56,4%) e TeamViewer (45%) como as principais ferramentas para partilha de documentos.
E você? Revê-se nestes dados?
Vamos a mais dados estatísticos. No primeiro trimestre de 2015 foram descobertos mais de 440.000 novos programas maliciosos (´malware`) para Android.
São mais 21% relativamente a 2014, cerca de 5.000 novas amostras de ´malware` detetadas diariamente, ou se quiser, um novo código malicioso a cada 18 segundos, com mais de metade a estarem projetados para roubar dinheiro.
Os dados surgem no último relatório trimestral sobre segurança na Internet do GData, que prevê, para o resto deste ano, que o número de novas ameaças “crescerá significativamente”.
Segundo o estudo, os cibercriminosos estão a adaptar as suas ameaças a uma nova era de compras e operações financeiras, cada vez mais realizadas a partir de dispositivos móveis.
Resta ter cuidado!
Mais dados estatísticos. A marca PlayStation tem domínio sobre o mercado português e recentemente chegou às 100 mil consolas PlayStation 4 vendidas em território nacional.
Isto não é bem uma novidade, pelo menos para os mais atentos, mas há novos números sobre a performance da consola em comparação com a concorrência.
“Estamos na liderança mundial, com um rácio de três para um e 22 milhões de unidades vendidas”, disse ao Dinheiro Vivo, durante a E3 2015, o vice-presidente sénior da Sony Computer Entertainment para a região da Europa do Sul, James Armstrong.
“Em Portugal vamos à frente com um rácio de 12 para 1. Vendemos já mais de 100 mil unidades, o que é muito razoável para um país pequeno, e estamos muito satisfeitos com isso.”
O responsável adiantou esperar vender mais 80 mil unidades até ao final do ano, ficando próximo da meta das 200 mil unidades vendidas.
Já Nélson Calvinho, da Nintendo Portugal, afirmou que a Wii U “é segunda classificada” e admite que “a PlayStation 4 vai muito, muito à frente.”
Já aqui falamos do OnePlus 2 que, apesar de ainda não ter sido oficialmente revelado pela fabricante chinesa, tem sido responsável por um aumento dos níveis de expectativa, revelando aos poucos alguns dos seus componentes mais poderosos.
Pete Lau, CEO da OnePlus, revelou que o próximo smartphone da marca, o OnePlus 2, vai ter um preço máximo de 450 dólares, ou seja, cerca de 407 euros. Isto pode significar mais um smartphone competitivo no mercado.
Com um Snapdragon 810 como processador e um sensor de impressões digitais mais avançado que o TouchID da Apple restam poucas dúvidas sobre a qualidade do OnePlus 2 mas certezas só quando o anúncio oficial for feito a 27 de julho.
Passamos agora a falar de um produto que vai agradar a vários públicos.
O famoso jogo de tabuleiro Risk vai contar com uma edição especial baseada na série ´Game of Thrones`.
Segundo o The Wall Street Journal, o ´Game of Thrones Risk` vai contar com três modos de jogo diferentes, cada um focando uma casa diferente, numa edição repleta de personagens (quatro personagens de cada casa) e locais conhecidos da franquia.
As cartas de ´Objective` e ´Maestar` alteram o jogo e oferecem aos jogadores objetivos adicionais, enquanto as cartas de ´Characters` contêm personagens especiais que permitem usar as suas habilidades únicas. Cada caixa contém 650 peças, dois mapas, sete cartas para os jogadores e 28 cartas ´Character`.
A edição ´Game of Thrones Risk` vai estar disponível para compra a partir de agosto.
Terminamos com a habitual sugestão de cinema, hoje em versão portuguesa e em formato documentário.
´Volta à Terra`, do realizador João Pedro Plácido, conta a história de uma comunidade em extinção: camponeses que praticam agricultura de subsistência numa aldeia esvaziada pela imigração e localizada nas montanhas do norte de Portugal.
Entre a evocação do passado e um futuro incerto, ´Volta à Terra` segue os 49 habitantes da Uz pelas quatro estações do ano. Entre eles está António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, jovem pastor que sonha com o amor ao anoitecer.
Aqui fica um cheirinho com o trailer de ´Volta à Terra`: https://www.youtube.com/watch?v=j9ngVsU5jUc