Um relatório recente da Federal Trade Commission, revelou que as vítimas de burlas com criptomoedas perderam mais de mil milhões de dólares desde o ano passado.
Jornalista
Rádio Horizonte/ Tavira
De acordo com o relatório, mais de 46 mil pessoas relataram situações em que, no total, perderam mais de mil milhões de dólares em golpes e fraudes com criptomoedas desde o início de 2021.
Segundo a entidade norte-americana, quase metade das pessoas que disseram ter perdido moedas digitais em fraudes afirmaram que tudo começou a partir de uma publicidade, publicação ou mensagem nas redes sociais.
O número de incidentes digitais registados em Portugal pelo Centro Nacional de Cibersegurança aumentou 26% no ano passado em relação a 2020, revelou o coordenador do organismo.
De acordo com Lino Santos, “tivemos um aumento de 26% do número de incidentes em 2021 relativamente a 2020. Isto deve-se, primeiro, a uma maior densidade digital, a uma maior utilização do serviço de correio eletrónico, a uma maior digitalização das empresas e, também, a um défice de competências. Temos dificuldade em lidar de forma segura com este progresso tecnológico”.
Lino Santos salientou que a área da segurança informática “tem vindo a ganhar um papel de relevo na agenda mediática”, atribuindo essa evolução ao “conjunto de ataques bem-sucedidos” registados a nível nacional em 2022, “com impacto relevante em empresas de média, saúde e telecomunicações”.
Depois do acordo alcançado entre o Parlamento Europeu e os Estados-membro, finalmente, a União Europeia confirmou que vai adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C como modelo universal,
Segundo o acordo, independentemente do seu fabricante, telemóveis, ‘tablets’, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C.
Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da União Europeia.
A Sega anunciou a Mega Drive Mini 2, a sua próxima consola retro que vai incluir jogos da Mega CD, versões arcada e até o que é chamado de trabalho misterioso.
Sonic CD e Virtua Racing são dois destaques dos títulos agora confirmados para a nova consola retro. Outro dos destaques é Fantasy Zone numa versão Mega Drive, consola que nunca recebeu este jogo.
A Sega confirmou que a mini consola retro chega ao Japão a 27 de outubro com um custo equivalente a 69,99 euros no seu país de origem.
E no cinema, destaque para a estreia do filme “Mundo Jurássico: Domínio”
A história de “Domínio”, de Colin Trevorrow (criador e realizador da saga Mundo Jurássico) decorre quatro anos após a destruição da Isla Nublar. Os Dinossauros agora vivem e caçam lado a lado com os humanos e por todo o mundo. Este equilíbrio frágil vai redefinir o futuro e determinar, de uma vez por todas, se os humanos se manterão no vértice dos predadores, num planeta que agora partilham com as criaturas mais perigosas da História. Chris Pratt volta a assumir o papel de protagonista, com Bryce Dallas Howard e Jeff Goldblum como outros destaques do elenco.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=FW6ErQBIQ9A&feature=emb_logo