TECNOCRÓNICA: domínios, produtos, novidades e uma equipa suicida.




O número de domínios registados em todo o mundo (TLDs) já ultrapassou os 331 milhões e Portugal merece nota de destaque uma vez que o domínio .pt volta a estar na lista dos que mais crescem na Europa.

Ademar Dias peq._800x800Os números fazem parte do DomainWire Global TLD Stat Report’ (Q2, 2016) do CENTR, o Conselho Europeu de registo de domínios de topo dos países.

De acordo com a informação, os níveis de crescimento voltaram agora aos índices normais, depois de uma adesão rápida do mercado chinês no segundo semestre de 2015, sendo ainda antecipado que a entrada de novos domínios .cn possa continuar a dinamizar os números.

Os domínios mais “antigos”, como os .com, .info e .org, tal como os sufixos que foram adicionados mais recentemente, entre os quais os .travel, .museum e .jobs, continuam a ser dominantes, com 48,8% dos registos, seguindo-se os domínios específicos dos países (ccTLD).

Portugal está em segundo lugar na lista europeia dos que mais crescem, com o .pt a aumentar 3,1% neste período. Os dados mais recentes do DNS.pt, a associação que gere os domínios de topo em Portugal, mostram que estão registados 834,5 mil, com 280,3 mil domínios ativos.

Com recurso à funcionalidade de auto preenchimento do motor de busca do Google, o Fixr.com elaborou um mapa onde denominou cada país com o produto/serviço mais vezes associado ao seu nome em pesquisas na internet.

Para chegar a todas as respostas, as pessoas envolvidas no estudo utilizaram um modelo de pesquisa similar para cada país. Ao Google, perguntaram “quanto custa um * em Portugal”, por exemplo, e repetiram-no para todos os países inseridos no mapa. O auto preenchimento tratou de substituir o asterisco pelo produto ou serviço mais vezes inserido nesta frase deixando, consequentemente, a claro, os interesses dos consumidores em cada um dos países.

Algumas das respostas são espelhos claros dos estereótipos associados a cada país, outras são interesses turísticos e outras não passam de perguntas mundanas.

As respostas completas podem ser consultadas em www.fixr.com/blog/2015/04/17/world-of-obsessions/

Já chegou o Anniversary Update para o Windows 10.

Entre as novas funcionalidades, o utilizador irá notar uma Cortana, a assistente virtual, mais inteligente, com mais integração com outros programas. Será possível usar a assistente virtual em conjunto com o seu smartphone, mesmo que seja Android, ao mesmo tempo que poderá ver as notificações do smartphone no computador.

O Edge, que veio substituir o Internet Explorer, vai passar a suportar extensões, algo que já acontecia nos grandes concorrentes.

Já o Windows Hello vai permitir a autenticação em aplicações e sites através de impressões digitais, dando uma segurança extra na altura de entrar nas suas contas.

Algo que desaparece é a funcionalidade de partilha de passwords de redes Wi-Fi. O Wi-Fi Sense vai deixar de estar presente no sistema operativo.

E como  fazer a atualização de aniversário do sistema operativo?

Primeiro convém fazer um backup do seu computador, uma vez que, tal como qualquer atualização ou alteração de sistema, as coisas podem não correr bem. Depois, vá ao menu Iniciar e carregue em ‘Definições’. A seguir, carregue em ‘Atualização e Segurança’ e escolha o separador ‘Windows Update’. Ao carregar em ‘Verificar se há atualizações’, o sistema operativo vai procurar pela atualização e, assim, instalar a atualização.

Mas atenção! A atualização pode ainda não estar disponível, uma vez que a Microsoft vai disponibilizar o upgrade de aniversário de forma faseada.

O Instagram vai passar a ter uma nova funcionalidade que permite aos seus utilizadores partilharem todos os momentos do dia, em vez apenas daqueles que gostam de manter no seu perfil.

A proposta é idêntica à do Snapchat: à medida que são partilhadas fotos e vídeos, é criada uma “Storie” em formato slideshow.

Também como acontece na aplicação concorrente, o conteúdo é apagado após 24 horas, desaparecendo do perfil do utilizador e deixando igualmente de ser mostrado no feed para os seguidores.

E as publicações das Stories também podem ser personalizadas com desenhos, texto e stickers, tal como acontece no Snapchat.

O novo recurso deve ficar disponível para Android e iOS nas próximas semanas.

No cinema, como estreia da semana o destaque vai para o filme Esquadrão Suicida.

Nesta película, cuja realização está a cargo de David Ayer, a ação acontece quando é reunida uma equipa com os mais perigosos, até agora encarcerados, Super Vilões do mundo.

A ideia passa por armar este Esquadrão Suicida com o mais poderoso arsenal à disposição do governo e enviá-lo numa missão para derrotar uma enigmática e invencível entidade. Irá o grupo manter-se unido ou será cada um por si?

O elenco é de luxo e integra nomes como Margot Robbie, Will Smith, Cara Delevingne, Viola Davis, Jared Leto e Joel Kinnaman.

Resta espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=lZd8fvrdty0


Share This Post On
468x60.jpg