A DECO Proteste divulgou os resultados de um inquérito realizado pelo Grupo Euroconsumers a consumidores europeus sobre a relação e satisfação na utilização do ChatGPT.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O estudo foi realizado através de dados recolhidos através de questionário online a cidadãos da Bélgica, Itália, Espanha e Portugal, sendo validadas 4.212 respostas.
Entre os resultados obtidos, o ChatGPT é bastante utilizado pelos inquiridos, destacando-se que um em cada dois utilizadores confirmou ter experimentando o ChatGPT ou outros sistemas de IA generativa.
A pesquisa de informações é a principal razão na sua utilização para 68% dos inquiridos, 62% pelas necessidades de redigir textos, 37% utilizam para resumir a informação, 31% vão buscar inspiração à IA generativa e 25% das pessoas geram imagens com a tecnologia.
Segundo novos dados da IDC, no segundo trimestre do ano, o mercado de PCs registou uma queda de 13,4%. Trata-se da sexta queda consecutiva no mercado.
A IDC detalha que, devido à fraca procura, os níveis de inventário das fabricantes ficaram acima do normal por mais tempo do que era esperado. Nenhuma fabricante conseguiu resistir aos desafios do mercado e, com exceção da HP e da Apple, todas as empresas que fazem parte do Top 5 tiveram quedas na ordem dos dois dígitos durante o período em análise.
A Apple foi a única fabricante do Top 5 a registar um crescimento positivo, neste caso de 10,3%.
A empresa responsável pelo Discord anunciou novas medidas para proteger utilizadores mais jovens na plataforma, decidindo começar a banir servidores dedicados a encontros entre adolescentes.
De acordo com o site Engadget, outra medida implementada foi proibir a circulação de imagens geradas por Inteligência Artificial que contenham materiais de abuso sexual de crianças, colocando agora um termo a uma tendência que se tem vindo a verificar no Discord.
Recorde-se que a empresa responsável pelo Discord lançou recentemente um Centro Familiar onde os pais podem manter-se informados sobre a atividade dos filhos na plataforma.
Segundo um estudo realizado pela Video Game History Foundation, apenas 13% dos jogos feitos antes de 2010 estão disponíveis comercialmente.
O estudo equipara a taxa de disponibilidade comercial dos jogos clássicos à taxa de disponibilidade dos filmes sem som (14%) e das gravações de som pré-2ª Guerra Mundial (cerca de 10%).
As conclusões não são animadoras, particularmente para os fãs de jogos clássicos. O estudo aponta que a disponibilidade geral destes títulos é “preocupante,” com muitos deles afetados por barreiras técnicas, ou questões de direitos legais, entre outros problemas.
Com todas estas barreiras, só os jogos retro mais populares é que são adaptados para as plataformas modernas.
E no cinema, chega agora às salas o filme “Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte 1”.
Neste novo capítulo desta saga de ação, Ethan Hunt e a sua equipa embarcam na missão mais perigosa de sempre: localizar uma nova e terrível arma que ameaça toda a humanidade, evitando que caia nas mãos erradas. O destino do mundo volta a estar em jogo.
Tom Cruise, Rebecca Ferguson e Hayley Atwell são os grandes destaques do elenco. Christopher McQuarrie é o realizador.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=oBZPpHXeDgE