TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): balanços do ano estão aí.




A Associação de Defesa do Consumidor realizou um inquérito e afirma que os portugueses arriscam muito na internet.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Segundo a DECO, 65% dos inquiridos nem sempre minimizam os riscos que possam acontecer. A maioria dos 679 inquiridos revela, assim, preocupação com a segurança e privacidade.

Dos que já foram vítimas de malware, 5% perderam tudo o que tinham no computador, 7% foi vítima de phishing e 5% de ransomware.

Para se protegerem das ameaças aos seus computadores, a maioria utiliza programas de antivírus. 81% opta por um programa gratuito, os que optam por pagar gastam, em média, 58 euros por ano.

Quanto à privacidade, os inquiridos afirmam ter sofrido acessos não autorizados ao email e/ou contas de redes sociais.

Por falar em redes sociais… O Facebook vai permitir que qualquer utilizador faça transmissões em direto.

A funcionalidade esteve até aqui reservada para celebridades e figuras públicas que têm o perfil verificado, mas agora vai poder ser usada por todos os utilizadores da aplicação móvel da rede social.

A tecnológica norte-americana explica que vai aplicar um algoritmo a esta transmissão de vídeos para que os mesmos sejam vistos pelas pessoas mais próximas do utilizador.

A maior rede social do mundo responde assim à crescente tendência dos streams que foi popularizada por serviços como o Periscope ou o Meerkat e tal como na concorrência, o Facebook vai mostrar o número de espectadores de cada vídeo, permitindo também comentários ‘em direto’.

Mas há mais na actualidade do Facebook, uma vez que a empresa vai também vender bilhetes diretamente aos utilizadores.

Segundo o The Next Web, a rede social vai começar a vender bilhetes para concertos através das páginas de eventos.

A opção vai aparecer através de um botão de ‘Comprar Bilhetes’, que vai redirecionar o utilizador para um interface de compra dentro da aplicação ou site do Facebook.

A empresa ainda está a criar parcerias com algumas salas de espetáculo independentes, artistas e promotores e, para já, não ficará com nenhuma percentagem dos bilhetes.

Com 2015 a chegar ao final, o Spotify lançou agora o ‘Year in Music’. A ideia passa por mostrar como soou o ano para o utilizador.

Através do site https://yearinmusic.spotify.com/pt-PT é possível “desfrutar da celebração interativa do Spotify do ano na música, na política e na cultura” e criar um ‘Year in Music’ personalizado, indica a empresa, em comunicado de imprensa.

Depois do Spotify ter gerado o ano do utilizador em música, é agora possível partilhar com os amigos, em todas as redes sociais, o seu ‘Year in Music’.

No campo dos videojogos, segundo o Polygon, em 2015, a PlayStation Plus, o serviço de subscrição para PlayStation 3, 4 e Vita, ofereceu o equivalente a 921 euros em jogos.

No total foram 108 jogos, nas três plataformas, a serem oferecidos e, para a publicação, têm uma classificação média de 75,5 em 100 possíveis.

Agosto foi o mês com maior classificação média (80,6), tendo sido oferecido ‘Lara Croft and the Temple os Osiris’, ‘Limbo’, ‘Sound Shapes’, ‘Stealth 2: A Game of Clones’, ‘God of War: Ascension’ e ‘CastleStorm’.

Já fevereiro foi o mês em que a Sony ofereceu jogos com maior valor: 99,47 euros. Os jogos oferecidos foram ‘Transistor’, ‘Apotheon’, ‘Yakuza 4’, ‘Thief’, ‘Rogue Legacy’ e ‘Kick & Fennick’.

Para terminar, o cinema e a estreia da semana.

Escolhemos “A Juventude”, um filme de Paolo Sorrentino que retrata a história de Fred e Mick, dois velhos amigos com quase oitenta anos que se encontram a desfrutar de um período de férias num hotel encantador, no sopé dos Alpes.

Fred é um maestro e compositor aposentado, sem intenção de voltar à sua carreira musical que abandonou há muito tempo, enquanto Mick é um realizador, que ainda trabalha, empenhado em terminar o guião do seu mais recente filme. Ambos sabem que os seus dias estão contados e decidem enfrentar o seu futuro juntos. No entanto, mais ninguém para além deles parece preocupado com o passar do tempo.

O elenco é de luxo e nele constam os nome de Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz, Paul Dano e Jane Fonda.

Trailer para ver em: https://www.youtube.com/watch?v=fX68Hl0DtyQ


Share This Post On
468x60.jpg