TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): bots, passwords e algumas ferramentas.




A Imperva Incapsula publicou o seu relatório anual, relativo ao ano de 2016, sobre o tráfego de bots na internet e descobriu que mais de metade do tráfego não é feito por humanos.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

A empresa de segurança examinou mais de 16,7 mil milhões de visitas em 100 mil domínios escolhidos aleatoriamente e descobriu que 48,2% do tráfego é realizado por humanos, com o restante a ser dividido por bots “bons” e “maus”. Os bots são programas que automatizam tarefas. Podem ser usados para recolher e organizar informação, para simular ações humanas (como os chatbots do Messenger, que interagem com o utilizador para facilitar o contacto com marcas), ou para fins maliciosos, como distribuir spam ou inflacionar o número de acessos a sites, por exemplo.

No total, são 22,9% os bots “bons”, como as “aranhas” do Google, que vasculham a internet à procura de novos sites para indexar ao motor de busca. Aliás, as “aranhas” do Google e os feed fetchers do Facebook representam 8% de todo o tráfego de internet do mundo. Os bots “maus”, que representam 28,9% da internet, são tipicamente utilizados para roubar conteúdo de sites, criar páginas de spam ou desligar sites através de ataques.

A Google estudou os hábitos de utilização de passwords entre utilizadores dos 13 aos 30 anos através de um inquérito online e descobriu que apenas 26% referem usar uma palavra-passe diferente para cada uma das suas contas online. A maioria utiliza a mesma palavra-chave na maioria das suas contas (36%) ou em alguns dos serviços (30%). Uma minoria, 6%, confessa ter a mesma senha para todos os serviços, um hábito que, no entanto, é mais comum na faixa etária compreendida entre os 13 e os 17 anos de idade.

Questionados por que razão utilizam a mesma password para a maioria ou mesmo para todas as suas contas, 63% respondem que “é difícil lembrar-me de várias palavras-passe”; 23% que “é difícil pensar em diferentes passwords” e 14% admitem não estar preocupados com o assunto.

Ainda no âmbito destes estudo, a Google quis também saber quando é que os utilizadores tinham mudado de palavra-passe pela última vez numa das suas contas e 24% afirmaram ter trocado a sua password “no último mês”. 21% mudaram nos três meses anteriores e 16% nos últimos seis meses.

Fica a dica. Uma boa password deve ter vários caracteres e ser uma mistura de letras e números.

A reprodução automática de vídeos no Facebook, introduzida em 2013, vai passar a ter som, anunciou a rede social na passada terça-feira.

A nova alteração vai ser introduzida até ao final do ano e foi testada num número restrito de utilizadores com “feedback positivo”.

Segundo a gigante tecnológica, a ideia é dar vida aos clips que vão surgindo no feed de notícias do utilizador.

“Com esta alteração, o som vai surgindo e desaparecendo à medida que aparecem vídeos no feed de notícias, dando-lhes vida.”

Mas se quiser continuar a visitar o Facebook “em silêncio” vai poder continuar a fazê-lo. Nas definições da sua conta vai ter uma opção para retirar o som à reprodução automática.

Além disso, mesmo que não mexa nas definições, sempre que tiver o telemóvel em silêncio os vídeos também vão ser reproduzidos sem som.

Agora apresentamos o website The Magic Ipod que permite misturar temas de vários artistas de forma instantânea.

O website permite colocar um tema rap por cima de um instrumental rock e os resultados são tão surpreendentes quanto hilariantes.

Mas há mais. Também é possível fazer download das misturas escolhidas.

Resta experimentar em http://themagicipod.com/

Nota para outro site, mas agora no campo do cinema e que lhe permite descrever um filme do qual não se lembra do nome para ficar a saber o nome do filme.

Este é considerado “o primeiro motor de busca descritivo do mundo”. A inteligência artificial deste motor de busca é capaz de perceber a descrição com base em objetos, atores, localizações e outros pormenores, sugerindo-lhe vários candidatos do nome do filme que pode estar à procura.

Esta ferramenta foi criada pela equipa Valossa Smart Search, da Universidade de Oulu, na Finlândia, onde recebeu cerca de 650 mil dólares (pouco mais de 610 mil euros) de investimento para desenvolver este motor de busca.

Este é o site: www.whatismymovie.com

E terminamos com a estreia cinematográfica da semana, com aquele que é o filme de origem chinesa mais caro da história.

A película “A Grande Muralha”, realizada por Yimou Zhang, ocidentaliza-se com Matt Damon no principal papel, ao qual se juntam os nomes de Tian Jing e Pedro Pascal.

A história desta grande produção centra-se no guerreiro mercenário (Matt Damon) que, quando é preso dentro da Grande Muralha, descobre o mistério por trás de uma das maiores maravilhas do mundo. Uma busca por fortuna que se transforma e um enorme exército de guerreiros de elite para enfrentar a força inimaginável e aparentemente imparável são alguns dos ingredientes de “A Grande Muralha”.

Espreite o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=z_l9bJ8gJVA


Share This Post On
468x60.jpg