TECNOCRÓNICA (opinião de Ademar Dias): ciberameaças, tablets, jogos e um “Estranho”.




O ransomware já surge como uma das mais comuns ciberameaças a nível mundial.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Segundo a  Check Point, o ransomware teve um crescimento de 13% em setembro que fez com que chegasse ao top 3 a nível mundial, ficando em quinta posição nas ameaças mais frequentes em Portugal.

Os dados da empresa mostram que infetar um computador, cifrar todos os dados e depois pedir um resgate para que o utilizador possa aceder à sua máquina e informação é um tipo de ataque cada vez mais comum.

Recentemente a Polícia Judiciária juntou-se à iniciativa “no more ransomware” que integra 12 entidades, entre as quais a Europol, a Kaspersky Lab e a Intel Security, no combate a este tipo de ameaças que são cada vez mais frequentes e são seguidas de perto por todas as entidades relacionadas com cibersegurança.

De notar ainda que as 10 variantes mais populares foram responsáveis por 50% de todos os ataques.

O número de tablets em Portugal continua a subir, embora a um ritmo cada vez mais lento.

Neste momento são, pelo menos, 3,676 milhões os portugueses que têm um tablet, um valor que representa 42,9% dos cidadãos com mais de 15 anos, residentes no Continente.

Nas contas da Marktest, este número aumentou quase oito vezes desde 2012, quando apenas 5,5% dos portugueses dizia ter tal dispositivo.

Ainda assim o crescimento tem abrandado desde 2014. Aí, dos 12,7% de diferença relativamente a 2013, passou para os 12% na comparação com 2015, e entre o ano passado e julho deste ano o número de portugueses com tablet aumentou apenas 3,1%.

São os indivíduos dos 35 aos 44 anos que têm mais tendência para ter este tipo de gadgets, com esta faixa etária a representar 59% do valor apurado pela Marktest para setembro. Por sua vez, junto dos mais idosos a taxa de penetração regista o menor valor identificado, 20,1%.

A Nielsen concluiu que os jogos móveis precisam de atualizações três a cinco semanas após lançamento. Este é o prazo limite para prender a atenção dos primeiros utilizadores. No entanto, diferentes géneros de jogo exigem diferentes atualizações.

De acordo com uma pesquisa de mercado, a empresa dá o exemplo do Pokémon Go para mostrar uma tendência no mercado de aplicações: as quebras nos resultados, que se registaram a curto prazo, devem-se sobretudo à inexistência de atualizações ou à disponibilização de atualizações pouco adequadas ao género.

“Na maioria dos casos, os jogadores exigiam novos conteúdos com maior frequência a partir das três a cinco semanas seguintes ao lançamento. Geralmente isto acontece com os primeiros utilizadores a jogar porque ficam sem conteúdo novo para explorar ou porque se cansam do jogo”.

O relatório diz ainda que esta tendência, apesar de verificável em todos os géneros, não é irreversível de igual forma em todos eles. “Nos puzzles de correspondência, por exemplo, o gameplay e o valor” são as variáveis que devem merecer mais atenção nas melhorias. Por outro lado, os jogadores de títulos desportivos dão mais importância aos gráficos, enquanto os RPGs devem ter uma história com atualizações mais frequentes.

Registam-se ainda diferenças no género do público. Uma audiência maioritariamente masculina deve ser cativada com gráficos de melhor qualidade. No caso feminino, o gameplay e as funcionalidades sociais devem ser prioridade.

E por falar em jogos… é obrigatório falar da nova consola da Nintendo, a Switch da Nintendo.

Apesar da tecnológica japonesa ter adiantado que “ainda não revelou tudo” sobre a Switch, prometendo mais detalhes para 2017, podemos já revelar algumas informações.

A Nintendo quer que a sua nova consola híbrida seja utilizada pelos jogadores tanto em casa como na rua.

Para além da mobilidade, nota para a Switch Dock (a base para colocar o ecrã), que serve apenas para ligar à televisão e carregar o ecrã.

A Switch não terá retrocompatibilidade, mas a Nintendo admite a possibilidade de relançar alguns jogos na sua loja virtual, isto para além de permitir o uso das figuras Amiibo.

Com um design alternativo e dada a versatilidade deste modelo, existe a possibilidade de a Nintendo vir a lançar mais que um tipo de comando, o que vai permitir a cada consumidor personalizar a sua Switch.

No cinema, estreia esta semana o filme “Doutor Estranho”.

Nesta película de ação e aventura realizada por Scott Derrickson a Marvel Studios conta-nos a história do mundialmente famoso neurocirurgião Dr. Stephen Strange cuja vida muda para sempre depois de um horrível acidente de carro que lhe rouba o uso das mãos. Quando a medicina tradicional falha, é forçado a procurar pela cura e esperança num lugar improvável e munido de poderes mágicos tem de decidir se quer voltar à sua vida afortunada e com estatuto ou deixar tudo para trás para defender o mundo como o mais poderoso feiticeiro existente.

Benedict Cumberbatch é o protagonista deste “Doutor Estranho” e surge ladeado por outros atores famosos como Rachel McAdams e Mads Mikkelsen.

Aqui está o trailer: www.youtube.com/watch?v=-6zH1J_nj7A


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