TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): cinema é foco desta semana.




A Microsoft quer facilitar o acesso à rede 4G LTE e a ideia passa por construir um cartão SIM próprio.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

A tecnológica de Redmond já está a testar a aplicação de dados que vai permitir aos dispositivos com Windows 10 conectar-se a várias redes móveis sem contrato.

Segundo a descrição da aplicação, a app está desenhada para trabalhar com Windows 10 e “necessita de um cartão SIM Microsoft”.

Fica a dúvida acerca dos mercados em que a Microsoft planeia lançar o seu cartão SIM. Outra dúvida recai nos preços dos planos de dados.

Ainda assim, é expectável que a empresa planeie a venda dos planos através da Windows Store, ficando os dados ligados a uma conta Microsoft.

E sem demoras avançamos para o campo do cinema, mas começamos com inovações tecnológicas que devem chegar a algumas salas nacionais em 2016.

Ao longo dos próximos meses os cinemas NOS vão começar a ser equipados com tecnologia que permite experimentar várias sensações e efeitos enquanto se assiste a um filme.

Trata-se da tecnologia 4DX, a primeira do género adaptada ao cinema comercial e que permite simular mais de 20 efeitos distintos, que ajudam a envolver o espetador no filme.

Assim, as cadeiras vão ser equipadas com um sistema eletrónico de movimentos, que ajuda o espectador a voar, cair, acelerar ou travar, sem sair do lugar. Os efeitos como vento, chuva, aromas ou nevoeiro também fazem parte da oferta.

A NOS tem cerca de 200 salas de cinema em Portugal. A empresa não revela em quantas pretende montar o 4DX, mas Lisboa e Porto devem receber esta tecnologia no primeiro semestre do ano. A Nível global, o 4DX já está em 180 salas de cinema de 37 países.

Agora falamos de um site que sugere qual o próximo filme ou série a ver no Netflix.

O Flixed (http://www.flixed.io/) é uma alternativa ao catálogo confuso do Netflix e usa sites como o Metacritic e o IMDB para ter uma melhor sensação de quão bom é o filme ou série em relação ao Netflix.

Ao escolher um filme no Flixed, o site envia o utilizador diretamente para o Netflix oficial e o trailer do programa escolhido começa a tocar para que seja mais fácil para o utilizador saber se gosta, ou não, do que está a ver. Para tal é necessário que o utilizador esteja ligado à sua conta do Netflix.

Uma das funcionalidades do Flixed dá a indicação ao utilizador de em que regiões o filme ou série pretendido está disponível.

GLOBOS OURO_800x800Voltamos atenção para a 73º Cerimónia dos Globos de Ouro que se realizou no último fim de semana e que teve Leonardo DiCaprio e o filme The Revenant: O Renascido como os grandes vencedores da noite ao levar para casa os prémios de Melhor Drama, Melhor Realizador e Melhor Ator.

Sem delongas avançamos para a lista de vencedores da categoria de TV:

Séries de Drama – Mr. Robot

Drama: Ator – Jon Hamm, Mad Men

Drama: Atriz – Taraji P. Henson, Empire

Séries de Comédia ou Musical – Mozart in the Jungle

Séries de Comédia ou Musical: Ator  – Gael Garcia Bernal, Mozart in the Jungle

Séries de Comédia ou Musical: Atriz – Rachel Bloom, Crazy Ex Girlfriend

Filme de TV Mini Séries – Wolf Hall

Filme de TV Mini séries: Ator – Oscar Isaac, Show Me A Hero

Filme de TV Mini Séries: Atriz – Lady Gaga, American Horror Story: Hotel

Séries, Filme de TV Mini Séries: Ator Secundário – Christian Slater, Mr. Robot

Séries, Filme de TV Mini Séries: Atriz Secundária – Maura Tierney, The Affair

E agora os vencedores de cinema:

Melhor Drama – The Revenant

Melhor Musical ou Comédia – The Martian

Melhor Ator, Drama – Leonardo DiCaprio, The Revenant

Melhor Ator, Musical ou Comédia – Matt Damon, The Martian

Melhor Atriz, Drama – Brie Larson, Room

Melhor Atriz, Musical ou Comédia – Jennifer Lawrence, Joy

Melhor Ator Secundário – Sylvester Stallone, Creed

Melhor Atriz Secundária – Kate Winslet, Steve Jobs

Melhor Realizador – Alejandro González Iñárritu, The Revenant

Melhor Guião – Steve Jobs

Melhor Banda Sonora – The Hateful Eight

Melhor Música Original – “Writing’s On The Wall” – SPECTRE

Melhor Filme de Animação – Inside Out

Melhor Filme Estrangeiro – Son of Saul

E depois disto nada melhor do que terminar com a sugestão cinematográfica da semana.

A escolha vai para A Queda de Wall Street (Big Short no título original), um drama biográfico realizado por Adam McKay e que conta com um elenco de luxo, com se comprova no quarteto formado por Brad Pitt, Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling.

A sinopse aponta para a história de quatro homens que viram o que os grandes bancos, comunicação social e governo recusaram ver, o colapso global da economia. Os seus investimentos arrojados levam-nos aos meandros do sistema bancário moderno, onde têm de questionar tudo e todos. Então eles tiveram uma ideia e nós avançamos com o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=doRwX0TmgAE


Share This Post On
468x60.jpg