TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): novas funcionalidades, emails importantes e várias listas de 100.
Vídeos em direto e mensagens temporárias estão prestes a ser introduzidas no Instagram. Antes era um rumor, agora é oficial e a luz do dia vai surgir nas próximas semanas através de uma atualização da aplicação.
Explicando melhor as funcionalidades… os diretos vão funcionar de maneira semelhante aos livestreams do Facebook, sendo neste caso integrados nas Stories onde passa a ser possível partilhar fotografias, vídeos, gifs e, agora, as desejadas transmissões em direto.
Tal como no Facebook, a app vai enviar uma notificação aos seus contactos cada vez que entrar em direto, o que significa que também vai receber uma notificação cada vez que um dos seus contactos iniciar uma transmissão.
Já as mensagens temporárias são outra das novidades anunciadas e vão funcionar à semelhança das que são oferecidas pelo Snapchat.
Qual é a melhor altura do dia para enviar emails importantes?
Seegundo um estudo realizado pelo Grammarly existem mesmo momentos ideais para elaborar o email perfeito.
Depois de analisar milhares de milhões de palavras escritas pelos seus utilizadores, o Grammarly descobriu que as pessoas tendem a dar menos erros gramaticais e gralhas à tarde, nomeadamente entre as 13h00 e as 17h00.
A análise concluiu que tanto as pessoas que enviam os emails muito cedo (entre as 04h00 e as 8h00) como as que os enviam muito tarde (entre as 22h00 e as 2h00) davam gralhas escrevendo mal várias palavras, mas os notívagos eram os que mais confundiam palavras semelhantes.
A Revista Time escolheu as 100 imagens mais influentes de todos os tempos.
A prestigiada revista norte-americana lançou um projeto multimédia com esta seleção de imagens que inclui um livro, vídeos e uma página na Internet.
Muitas das imagens selecionadas, fotografias ou ‘frames’ (segmentos de filmes), são conhecidas da opinião pública e fazem parte da memória coletiva.
Não vamos dar exemplos, muito menos entrar em detalhes. O melhor mesmo é visitar este site: http://100photos.time.com/?xid=homepage
Continuamos a debruçar-nos nas escolhas da Time, uma vez que a revista nomeou o PlayStation VR como uma das “Melhores Invenções de 2016”.
O dispositivo de realidade virtual da Sony é o único do género na lista, para além de ser também o único produto ligado aos videojogos.
A Time destacou a acessibilidade do capacete da Sony como a principal vantagem em relação aos seus concorrentes.
“As pessoas normalmente têm de gastar milhares de dólares, não apenas para o capacete (como o HTC Vive de $800), mas também num computador que seja suficientemente poderoso para suportá-lo. Em contraste, o PlayStation VR da Sony é desenhado para funcionar com uma consola que milhões de pessoas já possuem.”
Na lista da revista norte-americana constam ainda um braço protéstico com acessórios parecidos com brinquedos, um purificador de ar compacto, uns ténis que se amarram sozinhos e pneus que giram em todas as direcções.
Avançamos para o campo musical e voltamos a outro top 100. Desta vez falamos dos cem melhores álbuns de 2016 para a mítica ditora e loja de discos londrina Rough Trade.
O primeiro lugar da lista é ocupado por “Post Pop Depression”, álbum de Iggy Pop em parceria com Josh Homme, estando o top 10 ocupado por nomes como Anohni, Angel Olsen ou Car Seat Headrest.
Consulta a lista dos 100 melhores álbuns do ano para a Rough Trade em https://roughtrade.com/albums-of-the-year
No cinema, como estreia da semana destacamos “Animais Noturnos” (“Nocturnal Animals” no título original).
Esta película do argumentista e realizador Tom Ford conta com a atriz Amy Adams e com o ator Jake Gyllenhaal nos principais papéis.
Trata-se de um thriller romântico sobre intimidade e obsessão, explorando a ténue linha que separa amor e crueldade, vingança e redenção, com os dois protagonistas a interpretarem um casal divorciado que não só descobre terríveis verdades um sobre o outro, mas também sobre eles próprios.
Vamos espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_HkwBIbG8JM