TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): privacidade, serviços digitais sem fronteiras e música em destaque.




O Facebook anunciou novas mudanças nas definições de privacidade. O objetivo é torná-las mais simples para os utilizadores de modo a que possam controlar melhor o que revelam na rede social.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Estas novas configurações foram anunciadas, depois do escândalo que envolve a Cambridge Analytica, empresa que usou, de forma indevida, dados de 50 milhões de utilizadores da rede social, fundada por Mark Zuckerberg.

Para já indicamos três dicas que podem ser úteis para melhor proteger os seus dados no Facebook.

Desde logo é aconselhável que evite jogos e testes de origem desconhecida; deve também bloquear aplicações que tenham acesso aos seus dados; e por último recomendamos que partilhe só o essencial.

A partir do dia 1 de abril os cidadãos europeus vão poder aceder ao conteúdo online, que subscreveram em sua casa, em qualquer lugar dentro da União Europeia.

 A medida foi anunciada pela Comissão Europeia como mais um passo na remoção das barreiras digitais entre os Estados-membros.

“Onde quer que se desloque no espaço europeu, nunca mais irá perder os seus filmes favoritos, séries de televisão, transmissões desportivas, videojogos ou ebooks que tenha subscrito em casa”, pode ler-se no comunicado oficial.

Embora as regras sejam aplicadas aos serviços pagos, estas podem ser alargadas aos fornecedores de conteúdos gratuitos, como opção. As leis também vão beneficiar os fornecedores dos serviços, já que não irão precisar de adquirir licenças para os territórios onde os seus subscritores se vão deslocar.

As fronteiras caíram!

Em sentido inverso, esta semana ficamos a saber que vai haver muito mais publicidade nos vídeos do YouTube.

O anúncio foi feito por Lyor Cohen, responsável pelo departamento de música daquela plataforma.

Ganham os músicos, uma vez que mais anúncios significa mais dinheiro pago pelo YouTube, via royalties.

A medida promete frustrar quem utiliza o YouTube como uma plataforma para ouvir música.

O objetivo é “incentivar” os utilizadores a subscreverem o novo serviço pago de música e, ao mesmo tempo, responder às críticas da indústria musical quanto ao prejuízo provocado a artistas e editoras pelas constantes violações de direitos de autor e pela falta de pagamentos de royalties.

Continuando a falar de serviços de música pagos ou gratuitos, o Spotify revelou que existem, pelo menos, 2 milhões de pessoas que utilizam a versão premium do serviço sem pagar.

Este serviço premium permite aos seus subscritores ouvir música sem que esta seja interrompida por anúncios. No entanto, há quem tenha conseguido pelo menos emular este serviço, recorrendo a aplicações de bloqueio de anúncios, não autorizadas pelo Spotify.

Esses mesmos 2 milhões de utilizadores representam, no total, 1,3% do total de utilizadores do Spotify, que conta ao todo com cerca de 159 milhões de utilizadores. 71 milhões dos quais pagam pelo seu serviço premium.

Ainda no mundo da música, sabe qual é o festival de música ideal para si?

Agora há um website que ajuda quem tem dúvidas em escolher qual o festival de verão a que deve ir.

O Find Your Festival encontra-se disponível em https://www.ents24.com/festival-finder e ajuda os utilizadores a encontrar o seu festival ideal, através da sua conta no Spotify.

Em alternativa, os utilizadores podem selecionar a opção “just use magic”, que lhes permite encontrar o festival de música mais adequado após responderem a uma série de questões.

Entre os muitos resultados possíveis há festivais de música em território português.

No cinema, chega-nos agora às salas o novo filme de Steven Spielberg.

“Ready Player One – Jogador 1” é uma aventura que nos leva a 2045, quando o mundo está à beira do caos, devastado por conflitos e escassez de recursos.

Nesse ambiente, a única altura em que Wade Watts (Tye Sheridan) se sente realmente vivo é quando escapa para o OASIS, um imenso mundo virtual onde a grande maioria da humanidade passa os seus dias.

A aventura começa quando James Halliday (Mark Rylance), o brilhante e excêntrico criador do OASIS morre, deixa uma imensa fortuna e total controlo da sua empresa à primeira pessoa que vencer o desafio que este criou para encontrar um herdeiro merecedor.

O trailer está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6PmzcuJFVbM


Share This Post On
468x60.jpg