TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): segurança na internet e outros números.
O relatório EU Kids Online 2020 teve como base um inquérito a 25.101 crianças e jovens de 19 países europeus acerca das suas experiências digitais. Os dados foram recolhidos entre 2017 e 2019 e colocam Portugal como um dos países onde mais crianças e jovens revelam confiança ao lidar com riscos.
Em Portugal, 84% dos inquiridos afirmam ter ficado contentes ao ter contactado com pessoas que conheceram na Internet, sendo que menos de 5% indicam ter ficado bastante incomodados.
Também por cá 44% dos inquiridos procuraram aconselhar-se junto de amigos e 37% falaram com os pais de situações que os deixaram incomodados. Apenas 7% das crianças e jovens falaram com professores.
Cerca de 63% dos inquiridos nacionais indicam que são os pais quem mais os ajudam. Seguem-se os amigos (50%) e os professores (31%).
Ainda em Portugal, 61% dos inquiridos afirmam que os professores são quem mais os incentiva a explorar e a aprender coisas novas na Internet, enquanto 51% refere os seus pais.
Voltamos a falar de segurança na internet, até porque o Dia da Internet Segura foi na passada terça-feira.
A Intrum, especialista na indústria de serviços de gestão de crédito, para a elaboração do seu Relatório de Pagamentos do Consumidor Europeu, recolheu dados de 24.398 consumidores em 24 países europeus, tendo sido feitas em Portugal 1.000 entrevistas.
O relatório coloca Portugal no primeiro lugar da tabela dos países europeus mais preocupados com a possibilidade dos seus dados pessoais poderem cair nas mãos erradas quando fazem compras online. 76% foi o valor atingido.
No entanto, 85% dos portugueses inquiridos afirma nunca ter sido vítima de fraude com o cartão de crédito no último ano, o que demonstra que, apesar de os portugueses estarem bastante preocupados com os seus dados, grande parte nunca sofreu recentemente qualquer tipo de fraude online, refere o relatório.
Os dados mostram também que os portugueses com idades entre os 18 e os 21 anos preocupam-se menos com o uso indevido dos seus dados pessoais na Internet (68%) comparativamente com as restantes faixas etárias.
A PlayStation é a marca pela qual os millennials se sentem mais próximos.
A conclusão surge no Brand Intimacy 2020 Study da MBLM, estudo para o qual foram entrevistados mais de 6.000 consumidores e 56.000 avaliações de marca em 15 países.
Os resultados apontam a PlayStation como a marca mais amada pelos millennials, mas entre a geração Z é a Xbox que lidera a lista, seguida por Spotify e Sephora.
Aqui ficam as 10 marcas com as quais os millennials se sentem mais intímos, ordenadas da primeira para a décima: PlayStation, Amazon, Target, Disney, Ford, Jeep, Apple, Youtube, Xbox e Nintendo.
A aplicação WhatsApp ultrapassou a barreira dos dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo.
“Estamos felizes em partilhar que o WhatsApp tem mais de dois mil milhões de utilizadores”, avançou a empresa em comunicado.
No documento, o WhatsApp notou ainda que está ciente de que “quanto maior é a conexão [de utilizadores], maior é a necessidade de proteção” de dados, pelo que fica intrínseco que a app vai continuar a apostar na segurança dos dados pessoais.
A aplicação foi fundada em 2009 e, cinco anos depois, foi comprada pelo Facebook.
No cinema, destaque para a estreia do filme “Sonic”, uma aventura que nos traz ao grande ecrã o ouriço que se tornou famoso nas consolas nas décadas de 80 e 90.
“Sonic The Hedgehog” (é este o título original) é uma película realizada por Jeff Fowler que conta com Jim Carrey e James Marsden como principais nomes do elenco de atores.
Baseado no videojogo da Sega, “Sonic – O Filme” conta a história do ouriço mais rápido do mundo a partir do momento em que este chega à sua nova casa, o planeta Terra.
Nesta comédia e aventura live-action, Sonic e o seu novo melhor amigo Tom juntam-se para defender o planeta do génio do mal, o Dr. Robotnik e dos seus planos para domínio do mundo.
Um filme para toda a família que conta com Ben Schwartz na voz de Sonic.
Trailer do filme do ouriço azul em https://www.youtube.com/watch?v=0mcQoGoPM9I&feature=emb_logo