TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): streaming gratuito em risco, vários estudos e um fenómeno.
O streaming gratuito tem os dias contados. Segundo algumas fontes ligadas à indústria citadas pelo Digital Music News, plataformas como o Spotify ou o YouTube estão a preparar-se para pôr fim a esta prática.
O plano, envolve as três maiores editoras mundiais que, em conjunto, pretendem deixar de disponibilizar a sua música gratuitamente.
Tal poderia suceder após ser atingido um determinado número de subscritores pagantes que permitiriam à indústria musical manter-se saudável, o que pode vir a ocorrer num período de tempo especificado que se calcula em dois ou três anos.
Um estudo realizado nos EUA pela comScore revela que 51% dos utilizadores de smartphones não descarrega nenhuma aplicação nova, isto apesar de todos os dias serem lançadas aplicações novas nas lojas virtuais da Apple e Google.
Apesar de tudo, tal não significa que os utilizadores de smartphones estão a passar menos tempo em aplicações. As apps já instaladas nos dispositivos móveis ocupam 57% do tempo que os utilizadores passam em media digital, com 50% a ser relativo a smartphones e 7% a tablets.
Outros dados mostram que o tempo passado em destkops é agora de apenas 34%, com os navegadores de internet mobile a terem só 9% de utilização.
Um outro estudo da comScore desvendou quais são as 10 apps essenciais para os ‘millenials’, no fundo, aquelas aplicações sem as quais quem nasceu neste século não consegue viver.
Esta tabela permite também dar uma ideia do estilo de vida e do tipo de uso que os utilizadores dão aos seus smartphones.
O Facebook e a Google são os mais representados neste ranking, cada uma destas empresas conta com quatro aplicações na tabela. Ainda assim, nenhuma destas tem a aplicação que ocupa a primeira posição.
Aqui fica a lista das dez aplicações consideradas mais essenciais pelos utilizadores entre os 18 e os 34 anos, ordenadas da décima para a primeira da tabela: Instagram, WhatsApp, App Store, Google Search, Google Maps, YouTube, Facebook Messenger, Facebook, Gmail e a liderar a Amazon.
Agora falamos de um fenómeno recente e que ainda antes de nascer oficialmente já é um sucesso.
Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ é o jogo online do momento e não deixa de cativar jogadores em todo o mundo.
Na verdade, ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ bateu um novo recorde de jogadores online em simultâneo, subindo ao topo do ranking e batendo alguns dos títulos mais jogados da plataforma online Steam, incluindo ‘Dota 2’, ‘Counter-Strike: Global Offensive’ e ‘Grand Theft Auto V’.
A chegada ao patamar de título mais jogado da Steam foi atingida no passado domingo, com os 877,844 jogadores em simultâneo, registo que acabou por deitar abaixo os servidores do jogo.
‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ está disponível em Early Access através do Steam desde março e será lançado como um exclusivo na Xbox One até ao final do ano.
Agora o cinema e o filme que destacamos de entre as estreias da semana é “Barry Seal: Traficante Americano” (“American Made” no título original).
Ação e comédia misturam-se nesta que tem Tom Cruise no principal papel.
Em “Barry Seal: Traficante Americano”, Tom Cruise volta a juntar-se ao realizador de “No Limite do Amanhã”, Doug Liman (“Identidade Desconhecida” e “Mr. & Mrs. Smith”), na escandalosa e real proeza de Barry Seal, um piloto oportunista, inesperadamente recrutado pela CIA para realizar uma das operações mais secretas da história dos Estados Unidos.
Resta apresentar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zZ9TqFFsPeQ