Tecnocrónica: temos números para vários campos e um novo WhatsApp.


Uma análise da empresa especializada em ‘blockchain’ Chainalysis indica que, desde o início de 2022, já foram roubados o equivalente a 1,86 mil milhões de euros em criptomoedas por via de ataques informáticos.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O relatório aponta que grande parte destes ciberataques foram realizados por ‘hackers’ associados à Coreia do Norte.

Apesar de serem altamente populares entre os detentores de criptomoedas, os procolos DeFi baseados na tecnologia de ‘blockchain’ Ethereum são considerados “excecionalmente vulneráveis a ‘hackers’” devido ao facto de o respetivo código ser ‘open source’.

As vendas de smartphones tiveram uma quebra de 8,7% a nível global, números em queda pelo quarto trimestre consecutivo, indicam dados da IDN. No entanto, em Portugal o mercado está em contra ciclo tendo crescido 12,1% entre abril e junho de 2022.

Francisco Jerónimo, vice-presidente de Data & Analytics da IDC Europa, confirmou que os números estão também acima dos registados na Europa, onde o mercado de smartphones cresceu 3,2%, e explica que a recuperação do mercado português se deve a uma procura de novos equipamentos pós pandemia.

No total, foram vendidos 630.490 unidades de smartphones, com a Samsung a liderar o mercado com 39,6% das vendas, seguida da Xiaomi com 30,8% e da Apple com 15%.

Foi lançada uma nova versão do WhatsApp que corre nativamente no Windows e promete ser mais rápida a funcionar e segura para os utilizadores.

O WhatsApp já oferecia uma aplicação para o Windows, baseado no formato de browser de internet, mas obrigava a manter o smartphone sempre online, para garantir o funcionamento da aplicação de mensagens.

A nova aplicação foi desenhada e otimizada para ser utilizada em ambiente dos sistemas operativos do Windows. E além do aumento de velocidade de resposta, quando envia e recebe mensagens, esta pretende ser mais segura. Mas a principal característica desta app dedicada é que poderá continuar a receber notificações e trocar mensagens mesmo quando o smartphone está offline.

Um novo relatório revela que o número de horas transmitidas e assistidas em plataformas de streaming como Twitch, Facebook Gaming e YouTube Games está a diminuir. Ao todo, no segundo trimestre do ano, os streamers destas três plataformas transmitiram ao todo 273 milhões de horas de conteúdos, numa diminuição de 19,4% em relação ao período homólogo em 2021.

Os dados foram avançados pela Streamlabs e Stream Hatchet e revelam que, no período em análise, os internautas assistiram a um total de 7,36 mil milhões de horas de conteúdos transmitidos ao vivo. O valor representa uma diminuição de 18,1% em comparação com o segundo trimestre do ano passado.

O Twitch continua a liderar relativamente às outras duas plataformas de streaming..

No cinema, fica aqui o habitual destaque da semana entre os filmes que agora chegam às salas.

“Nope”, de Jordan Peele (realizador que redefiniu o género do terror moderno com “Foge” e “Nós”), é um thriller que conta com Daniel Kaluuya, Keke Palmer e Steven Yeun como principais destaques do elenco.

Trata-se de um filme de verão com um novo pesadelo pop, no qual os residentes de uma localidade solitária no interior da Califórnia a testemunharem uma espantosa e arrepiante descoberta.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=tcokDjHERFk&feature=emb_logo


Share This Post On
468x60.jpg