No caso da Guarda Nacional Republicana (GNR), a instituição está a intensificar até ao próximo dia 1 de março a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução.
A Campanha de Segurança Rodoviária “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel” inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021 é uma ação conjunta da Guarda Nacional Republicana (GNR), Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
Em 2020 foram registadas 23.038 infrações por manuseamento do telemóvel durante a condução, o que corresponde a uma média de cerca de 63 infrações por dia.
Estudos científicos equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool, com consequências muito parecidas na atenção e na capacidade de reação.
A GNR relembra que o valor da coima pelo uso de telemóvel durante a condução duplicou, passando os respetivos limites para 250€ a 1250€, acumulando a subtração de três pontos na carta de condução, em vez dos anteriores dois pontos.
Teixeira Correia
(jornalista)