Terras Sem Sombra: O Brasil em destaque no Festival.


A 12.ª edição do Festival Terras sem Sombra recebe, como país convidado, o Brasil – uma escolha que reflecte a sua ligação histórica, construída ao longo de séculos e renovada nos últimos tempos, ao Alentejo. Preservar uma ilha de biodiversidade no meio do oceano da agro-indústria.

TERRAS SEM SOMBRA_800x800Sábado à noite, 16 de abril, a partir das 21h00, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Ferreira do Alentejo, recebe o concerto “Pelo Mar, pelo Sertão: A Música do Brasil no Tempo do Reino e do Império”, incluído no 12.ª edição do Festival Terras sem Sombra.

Na manhã de domingo, 17 de Abril, às 10h00, músicos, espectadores e comunidade local vão associar-se para uma acção de salvaguarda da biodiversidade, sob o mote Hospedaria de Peregrinos: A Barragem de Odivelas, Ilha de Biodiversidade no Oceano Olivícola, que procura identificar práticas de gestão favoráveis à biodiversidade, na fronteira dos concelhos de Ferreira do Alentejo e Alvito.

Esta actividade visa caracterizar a diversidade primaveril de aves aí existentes, relacionando-a com as características muito próprias de um local tão singular, mas ameaçado pela multiplicação das áreas consagradas à agro-indústria e aos seus potentes meios tecnológicos, por vezes problemáticos para a conservação da natureza.

A acção, aberta a todos os interessados, é coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, em parceria com o Município de Ferreira do Alentejo. Traduz, no terreno, uma preocupação bem patente na Encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco: “As estradas, os novos cultivos, as reservas, as barragens e outras construções vão tomando posse dos habitats e, por vezes, fragmentam-nos de tal maneira que as populações de animais já não podem migrar nem mover-se livremente, pelo que algumas espécies correm o risco de extinção”.

De entrada livre, o Festival é organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja prolonga-se até  2 de Julho e segue para Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja. Um hino ao Baixo Alentejo: à beleza dos seus espaços naturais e ao prazer da descoberta cultural.

Programa em Ferreira do Alentejo

16 de Abril de 2016 [21:30]

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

Pelo Mar, pelo Sertão: A Música do Brasil no Tempo do Reino e do Império

XVIII-21/Le Baroque Nomade

Soprano Cyrille Gerstenhaber

Meio-soprano Sarah Breton

Tenor Vincent Lièvre-Picard

Barítono Emmanuel Vitorsky

Órgão e piano Mathieu Dupouy

Flautas, serpentão e direcção musical Jean-Christophe Frisch

Entrada livre até se esgotar a capacidade da igreja17 de Abril de 2016 [10:00]

Hospedaria de Peregrinos: A Barragem de Odivelas, Ilha de Biodiversidade no Oceano Olivícola


Share This Post On
468x60.jpg