Transportes: Governo aprova e autoriza a ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia,
O Governo autorizou o investimento de 17 milhões de euros na nova ligação ferroviária entre Évora Norte e a fronteira com Espanha, em Elvas/Caia, a concluir até 2020, de acordo com uma portaria publicada na segunda-feira em Diário da República.
Segundo a portaria das secretarias de Estado do Orçamento e das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, em causa estão cinco contratos de prestação de serviços, que incluem a coordenação técnica do projecto (3,6 milhões de euros), obras de arte e estruturas especiais (7,3 milhões de euros) e ligação à Linha do Leste (1,2 milhões de euros), entre outros.
O investimento global de 17 milhões de euros, a que acresce IVA, a realizar pela Rede Ferroviária Nacional (Refer), será repartido pelos seis anos de duração do projeto de execução da ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, sendo que para 2015, está previsto um pagamento de cerca de 750 mil euros relativo aos cinco contratos.
O maior investimento financeiro deverá ser realizado em 2016 e 2017, com o pagamento de 13,7 milhões de euros nestes dois anos.
“O montante fixado para cada ano económico pode ser acrescido do saldo que se apurar na execução orçamental do ano anterior”, refere a portaria publicada e que começou a produzir efeitos ontem.
Segundo o mesmo documento, “os encargos financeiros resultantes” da execução do projeto “são satisfeitos por conta das verbas inscritas ou a inscrever no orçamento da Refer”, que, desde segunda-feira, integra a Infraestruturas de Portugal, por fusão com a Estradas de Portugal.
Ler aqui a fusão: https://lidadornoticias.pt/transportes-concretizada-fusao-refer-estradas-de-portugal-infraestruturas-de-portugal-ip-nasce-hoje-em-vigor/
A nova linha ferroviária entre Évora e Elvas/Caia está prevista no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas 3+, que contempla a ligação entre Sines, no litoral alentejano, e a fronteira com Espanha por ferrovia de mercadorias.
Porto de Sines e Aeroporto de Beja e a Ligação Évora/ Caia
O dono da Avianca, candidato à compra da TAP, no seu projeto pretende ainda ajudar a desenvolver o aeroporto de Beja, para o tornar num centro logístico de carga para a Europa, em articulação com o Porto de Sines.
O plano de Germán Efromovich para a TAP, além de dinheiro fresco e novos aviões para a companhia aérea portuguesa, passa também pelo aeroporto de Beja.
Lisboa não seria o único ponto geográfico que o empresário quer utilizar em Portugal. Efromovich, que com a Avianca já conta com 5 hubs internacionais, São Paulo, Brasília, Lima, Bogotá e El Salvador, pretende ainda ajudar a desenvolver o aeroporto de Beja, para o tornar num centro logístico de carga para a Europa, em articulação com o Porto de Sines.
Teixeira Correia
(jornalista)