Trindade/ Beja: Inauguração do Núcleo Museológico do Brinquedo da Aldeia.


Dia 1 de Junho, Dia da Criança, às 18h00, a União de Freguesias de Albernoa e Trindade e a Câmara Municipal de Beja, e em parceria com Francisco Janeiro, inaugurarão o primeiro espaço museológico da aldeia de Trindade.

PIÃO – Núcleo Museológico do Brinquedo da Aldeia de Trindade – coleção Francisco Janeiro é um lugar que pretende evocar os sorrisos e a leveza da infância a partir da coleção particular de brinquedos de Francisco Janeiro, um Trindadense, que nasceu e brincou na Trindade para mais tarde correr mundo.

Este Núcleo pretende ser um local de visita na aldeia capaz de transportar para os brinquedos nostálgicos do passado, desde piões, brinquedos de corda, clássicos carrinhos e bonecas e muitos outros.

A coleção, gentilmente disponibilizada por Francisco Janeiro, evoca diferentes geografias, permitindo que este percurso pelo passado se faça também de encontros entre diferentes povos e culturas. Por essa razão, o acervo exposto será rotativo, com alterações temáticas três vezes por ano, beneficiando por isso da vasta coleção de Francisco Janeiro.

Para além de estar aberto a visitantes de Beja, de outras aldeias, e de paragens mais distantes que visitam a região, o PIÃO terá uma relação próxima com as escolas da Freguesia, convidando-as frequentemente à visita.

Localizado num espaço do conjunto edificado dos serviços administrativos da União de Freguesias de Albernoa e Trindade, o núcleo será visitável todas as manhãs dos dias úteis.


Share This Post On
468x60.jpg