Em comunicado os vereadores da CDU acusam o Executivo PS na Câmara Municipal de Beja de “continuar de costas voltadas para o Movimento Associativo”.
No documento os vereadores da Oposição dizem que o Executivo “continua a recusar-se apoiar condignamente o movimento associativo para a realização de atividades que são o garante de elevada participação cívica e, em muitos casos, oportunidades de acesso da população a eventos gratuitos ou a custos reduzidos”.
Considerando que é recorrente o corte nos pedidos de apoio a iniciativas culturais, artísticas e desportivas no município de Beja, os comunistas apontam os exemplos do Santa Maria Summer Fest e a Festa do Azulejo que segundo eles “foram cancelados devido às verbas propostas serem insuficientes para fazer face às necessidades para colocar em pé estes eventos”.
“Já outras iniciativas vão ficar substancialmente prejudicadas por terem visto os seus pedidos reduzidos, em muitos casos, para metade ou menos, do valor solicitado”, justificam os vereadores da CDU apontando “os casos do Festival MUPA-Músicas na Planície, do II Festival Beja Pride ou da Festa das Maias”.
Os vereadores da CDU consideram que a autarquia tem o dever de continuar a defender uma das mais belas conquistas do poder local pós 25 de Abril e que resultou no incremento da participação cívica no movimento associativo. Ao reduzir drasticamente os apoios financeiros às associações desportivas, recreativas e culturais corre-se o sério risco destas reduzirem também a sua atividade ou até extinguirem-se.
Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja asseguram que “vão continuar a lutar e a defender maiores apoios financeiros, logísticos e materiais para as atividades pontuais do movimento associativo”, rematam.