ULSBA: Com constrangimentos a 2 de dezembro no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica.


A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Hospital de Beja) vai sofrer constrangimentos no próximo sábado no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica. Centros de Saúde de Castro Verde, Moura e Odemira operacionais nos Serviços de Urgência.

Trinta e seis serviços de urgência em todo o país vão estar limitados na próxima semana, incluindo algumas áreas mais críticas como a Via Verde AVC.

Segundo o novo plano divulgado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS, que abrange o período entre 26 de novembro e 2 de dezembro, haverá alterações em 10 pontos da rede de serviço de urgências. Dos 83 pontos existentes em todo o país, 36 (43%) terão constrangimentos em algumas especialidades e 47 (57%) estarão a funcionar em pleno.

Na Região Norte, que tem 29 pontos de urgência, serão afetados 11 urgências em algumas especialidades, no Centro estarão limitados seis dos 17 pontos e na Região de Lisboa e Vale do Tejo 13 das 19 urgências estarão a funcionar condicionadas em algumas especialidades.

A Região do Alentejo tem três dos 12 pontos de urgência limitados e no Algarve duas das seis urgências estarão condicionadas.

Na Unidade Hospitalar do Baixo Alentejo – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica será a Via Verde AVC a ter dificuldades no período diurno do dia 2 de dezembro. Os doentes terão de ser vistos no Garcia de Orta.

Situação no distrito de Beja

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE

Unidade Hospitalar do Baixo Alentejo (Hospital de Beja) – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (Via Verde AVC), sem resposta a 2 de dezembro. Instituição para referência: Hospital Garcia de Orta, EPE – SUP.

Centro de Saúde de Castro Verde – Serviço de Urgência Básica – sem constrangimentos 

Centro de Saúde de Moura – Serviço de Urgência Básica – sem constrangimentos.

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE

Centro de Saúde de Odemira – Serviço de Urgência Básica – sem constrangimentos.

De acordo com o documento, a Direção Executiva do SNS, I. P. (DE-SNS), promete continuar a trabalhar na construção funcional e legal de um modelo de urgências referenciadas, que deverá promover a curto prazo em termos de experiência-piloto.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg