Mário Jorge Santos foi nomeado delegado de saúde coordenador da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E. P. E. (ULSBA), mas em acumulação com o cargo na “vizinha” Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
No mesmo dia em que foi renovada a comissão de serviço como delegado de saúde da ULSLA, Mário Jorge Santos foi apresentado aos autarcas, cujos Municípios integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) como o novo delegado de saúde Coordenador na ULSBA, com caráter excecional e temporário, por um período máximo de um ano.
A apresentação foi feita com recurso a teleconferência, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, responsável pela coordenação na região Alentejo.
No despacho de nomeação, publicado em Diário da República, e assinado pela Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, é justificado que “sendo premente e urgente a nomeação de autoridades de saúde para a área geográfica da jurisdição da ULSBA da circunscrição territorial da ARS Alentejo, em especial, em contexto pandémico”.
Do documento e justificando a necessidade de proceder à nomeação, é sustentado que “encontrando-se vagos, na presente data, todos os postos de trabalho da categoria de Assistente: Assistente Graduado e Assistente Graduado Sénior da carreira especial médica da área de Saúde Pública previstos e não ocupados na ULSBA e que está a Unidade de Saúde Pública da ULSBA sem coordenador, sendo o desempenho dessa função de manifesta necessidade, em especial, no atual contexto pandémico”
No Despacho n.º 1300/2021 onde se promove a renovação da comissão de serviço de Mário Jorge Santos como delegado de saúde da ULSLA, produz efeitos a 7 de fevereiro de 2019, ou seja, estava a exercer um cargo para o qual não estava reconduzido oficialmente.
Teixeira Correia
(jornalista)