(Última hora) Beja: Encontrado junto IP2 corpo do inventor alemão desaparecido em Setúbal.
Foi encontrado junto ao IP2, o corpo do inventor alemão desaparecido em Setúbal no 4 de fevereiro. Corpo terá sido deixado no local há poucas horas.
Foi encontrado na manhã desta quinta-feira, o corpo de Osama Demaschquie, um cidadão alemão, de 82 anos, residente do Vale da Rasca, Setúbal, que estava dado como desaparecido desde o passado dia 4 de fevereiro, próximo onde local a GNR tinha detetado o seu automóvel. O desaparecimento às autoridades só foi comunicado três dias depois.
O Seat Ibiza de Osama foi abandonado com os vidros abertos e diversos pertences no seu interior, sem as chaves na ignição e, encontrado vinte dias depois, próximo do Monte das Alfaiatas, freguesia de São Matias, concelho de Beja. A viatura estava atascada num caminho rural de uma propriedade privada, cujo acesso se faz por um caminho de terra batida, paralela ao IP2.
O corpo foi localizado cerca das 12,00 horas desta quinta-feira, pelo tratorista do Monte das Alfaiatas a cerca de 200 metros do local onde o carro tinha sido encontrado pela GNR de Beja na tarde de 24 de fevereiro e que foi rastreada por binómios cinotécnicos do Grupo de Intervenção Cinotécnico, não tendo detetado qualquer sinal de Osama Demaschquie.
Após a comunicação militares do Destacamento de Beja da GNR deslocaram-se ao local e confirmaram pelas fotografias que tinham na sua posse, que se tratava do alemão desaparecido, tendo de imediato acionado o piquete da PolÃcia Judiciária de Setúbal responsável pela investigação.
O corpo foi encontrado, junto ao nó de saÃda do IP 2 para a Estrada Municipal 1010, que liga a Vida de Frades, concelho de Vidigueira, dado o local e o estado do corpo, leva as autoridades a suspeitar que o mesmo foi ali deixado há poucas horas, já que aquele foi dos locais batidos nas buscas e onde nada foi encontrado.
Recorde-se que após a viatura ter sido encontrada a GNR envolveu mais de uma dezena de militares do Destacamento Territorial de Beja e quatro binómios do Grupo de Intervenção Cinotécnico, tendo feito buscas nos vários hectares de olivais existentes na zona, tendo contatado diversos trabalhadores das explorações agrÃcolas, que não tinham visto o cidadão alemão.
O indivÃduo terá tentado desatascar a viatura usando um dos tapetes de pés da mesma, mas não conseguiu, tendo abandonado a mesmo deixando os vidros abertos e diversos pertences no seu interior. As chaves do carro não se encontravam na ignição. O último sinal de telemóvel, foi ativado por uma antena localizada em Trindade, aldeia localizada a cerca de 17 quilómetros a sul de Beja.
Osama Demaschquie vivia na zona de Setúbal há vários anos, não tendo qualquer familiar em Portugal, somente um irmão que há muito está radicado no Dubai. Na altura inspetores da PolÃcia Judiciária (PJ) de Setúbal, estiveram no local inspecionando a viatura, mas não encontraram qualquer sinal relevante que pudesse chegar ao homem.
As buscas foram encerradas 24 horas de depois e a viatura Osama Demaschquie removida para a PJ de Setúbal onde foi sujeita a peritagens.
Osama Demaschquie um inventor
Em 20 de dezembro de 1983, registou no Instituto de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), com o número 4421538, registou através da Eglasstrek Patent Promotion & Awarding GmbH, a patente de um dispositivo para a fabricação de filamentos de vidro.
Teixeira Correia
(jornalista)